Piauí inaugura a maior usina solar da América Latina

Usina de energia solar Nova Olinda - Foto: Divulgação Governo de Estado do Piauí.

Usina Nova Olinda terá capacidade de produção de 292 megawatts e poderá, segundo o governo, alimentar 300 mil lares brasileiros.

Nesta terça-feira (28), o estado do Piauí inaugurou a maior usina de energia solar da América Latina. Batizada de Nova Olinda, a planta está localizada na cidade de mesmo nome e teve o investimento de US$ 300 milhões. A usina tem capacidade de produção de 292 megawatts.

O empreendimento é uma iniciativa da empresa italiana Enel S.p.A, por meio de subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda, e a inauguração contou com a presença do governador do estado, Wellington Dias.

De acordo com o governo do Piauí, Nova Olinda irá gerar mais de 60 GWh por ano. O governo afirma que essa capacidade é o suficiente para suprir a demanda de consumo de energia anual de cerca de 300 mil lares brasileiros, o que irá reduzir a emissão de gás carbônico em cerca de 350 mil toneladas. A planta está em uma área onde a radiação solar é alta, para garantir a produção constante e possibilitar uma oferta maior para todo o país.

“A inauguração dessa usina é de grande importância para o estado, porque a nível de Brasil, o Piauí ganha uma repercussão muito boa, já que estamos falando da maior usina da América Latina. Isso já dá um “boom” no potencial do estado na produção de energia fotovoltaica. Portanto, nos próximos leilões deste setor, o Piauí será muito procurado para a produção de energia solar”, disse o secretário de Estado da Mineração e Energias Renováveis, Luiz Coelho.

Segundo o governador, Wellington Dias, a produção de energias renováveis será um fator de estímulo para a economia do estudo. “Essa iniciativa faz parte do nosso projeto de trabalhar muito e produzir o que o Brasil precisa: energia, alimentos, bons serviços e gerar emprego e renda fazendo a economia crescer. O Piauí está pronto para esta tarefa e estamos trabalhando para ampliar investimentos e gerar emprego e renda para a população”, conclui o governador.