Embarcação utiliza mil baterias de lítio, que o permite percorrer 80 quilômetros sem necessidade de novas recargas.
O primeiro navio de carga 100% movido a eletricidade feito na China será utilizado para transportar carvão mineral. Segundo informações da estatal Chinanews, o carvão será utilizado para abastecer uma usina termoelétrica no sul do país.
Inaugurado em novembro, o navio usa dois propulsores elétricos de 160 kW cada, para uma potência total de 435 cv, que vão ser alimentados por um conjunto de mil baterias de íons de lítio e supercapacitadores com uma capacidade de 2,4 MWh.
A capacidade é o suficiente para percorrer uma distância de 80 quilômetros sem precisar fazer novas recargas. A distância limite equivale ao trajeto fixo do veículo, entre um ponto de carvão e uma termoelétrica localizada na região.
O navio tem 70 metros de comprimento e 14 metros de largura. Segundo o Chinanews, a empresa responsável pela construção da embarcação, Hangzhou Modern Ship, afirma que será mais barato operar esse navio elétrico do que um equivalente movido a combustíveis fósseis.
A empresa afirma que a construção da embarcação levou apenas um ano, e que as baterias contam com cinco anos de vida útil. A recarga completa leva duas horas, tempo próximo do que é necessário para fazer a carga e descarga do carvão.
Além do navio chinês, a febre de veículos elétricos tem chegado a outras construtoras de embarcações. Um exemplo é a operadora norueguesa de navios, Hurigruten, que afirma estar investindo em uma embarcação híbrida para navegar pelos oceanos Antártico e Ártico. Outra empresa também da Noruega, Yara International, disse estar desenvolvendo um navio 100% elétrico e autônomo, que seria capaz de navegar sozinho pelos mares em 2020, mas ainda não divulgou detalhes.