ArcelorMittal realiza mudanças no corpo executivo

Novo CEO da Acindar Grupo ArcelorMittal, na Argentina, passa a ser Marcelo Marino Pena Luz. Foto: Divulgação/ ArcelorMittal.

Contam com novos dirigentes a Acindar Grupo ArcelorMittal, a vice-presidência de Operações da ArcelorMittal Aços Longos Brasil e a diretoria da unidade de Juiz de Fora (MG).

A ArcelorMittal informou nesta semana que realizou mudanças no corpo executivo da empresa. De acordo com comunicado da companhia, o novo CEO da Acindar Grupo ArcelorMittal, na Argentina, passa a ser Marcelo Marino Pena Luz. Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA de finanças pela Universidade de São Paulo e MBA de gestão na Fundação Dom Cabral, o executivo ingressou na empresa como como Engenheiro de Produção na Usina de Cariacica em 1999.

Já atuou na área comercial de aços longos, foi gerente de exportação e coordenou o projeto de implantação da Skyline no Brasil. Ele também foi o responsável pela Gerência Geral de Marketing e Controle de Preços e, em outubro de 2011, assumiu a Gerência Geral de Metálicos. Um ano depois passou a ser o responsável pela Gerência Geral de Compras e, em 2015, passou a diretor de Suprimentos.

Outras alterações

A vice-presidência de Operações da ArcelorMittal Aços Longos Brasil também passou por mudança. Quem assume o cargo é Waldenir Luciano de Souza Lima, formado em engenharia química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduado em gestão estratégica e em engenharia metalúrgica.

Lima trabalhou na ArcelorMittal Juiz de Fora (MG) por 24 anos e exerceu funções gerenciais na área Industrial, Engenharia, Manutenção e Aciaria. Em setembro de 2011, ocupou a Gerência Geral da Usina de Piracicaba e, em 2012, foi indicado para a diretoria da unidade de Juiz de Fora, que também conta com novo dirigente.

Trata-se de João Henrique Palmer Caldeira, que atua na empresa desde 1987, quando começou como engenheiro assistente do departamento de Desenvolvimento de Produtos. Já coordenou o departamento de Produção de Barras de Sabará (MG) e, em 1999, tornou-se gerente de Trefilação.

Em 2003, foi promovido a gerente geral de Trefilação, responsável pelas plantas de trefilados de Juiz de Fora, São Paulo e Sabará. Em 2012, assumiu a diretoria de Monlevade, onde permaneceu até 2015, quando virou diretor da unidade de Negócio Trefilação. Ocupou, até o final de dezembro de 2017, a diretoria da unidade de Negócio Cariacica. João Henrique formou-se em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui MBA pela Fundação Dom Cabral.

Com informações da ArcelorMittal.