Nexa vai investir até US$ 2,4 mi em projetos de tecnologia

Operação de zinco da Nexa, em Paracatu (MG). Foto: Nexa/ Divulgação.

Programa Mining Lab 2 vai selecionar start-ups que deverão desenvolver projetos nas áreas de automação, Internet das Coisas (IoT), logística, economia circular e concentração mineral.

Estão abertas, até o dia 18 de março, as inscrições para o Mining Lab 2, programa da Nexa (ex Votorantim Metais) de apoio a empreendedores e ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para mineração e metalurgia.

A segunda edição vai selecionar os melhores projetos nas áreas de automação, Internet das Coisas (IoT), logística, economia circular e concentração mineral. A companhia vai investir US$ 2,4 milhões como contrapartida societária nas start-ups.

O programa consiste em três fases. Na primeira, serão selecionadas 36 start-ups para acompanhamento online. Destas, 24 serão escolhidas para uma capacitação presencial para desenvolver um business case com as soluções para os desafios.

Ao fim desse período, uma banca composta por profissionais da Nexa vai selecionar 12 propostas finalistas que receberão investimento financeiro, assessoria semanal de profissionais qualificados ao longo de um ano, qualificação em gestão financeira, jurídica e marketing, além de acesso às instalações e às informações técnicas das unidades operacionais da Nexa.

“O Mining Lab é uma forma colaborativa de pensar e construir soluções tecnológicas e, assim, ampliar a competitividade frente aos desafios do nosso negócio. É uma iniciativa que oxigena o ambiente da empresa e abre espaço para o desenvolvimento de novas ideias, dentro do conceito de inteligência coletiva. É uma nova maneira de pensar e de trocar conhecimentos”, destacou o vice-presidente de exploração mineral e tecnologia da Nexa, Jones Belther.

As inscrições devem ser feitas no site do projeto, clicando aqui. Podem participar start-ups de Brasil, Estados Unidos, Canadá, Peru e Chile.