Nesta semana, ministério instituiu comitê que vai dar prosseguimento às discussões sobre o tema.

O Ministério de Minas e Energia (MME) instituiu o Comitê Diretivo (CDR) do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate). A Portaria nº 17, que institui o comitê, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (18/1).

O Reate foi lançado em janeiro de 2017 em Salvador (BA) e tem como objetivo propor e monitorar ações, projetos e políticas voltadas para o incremento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em terra.

O programa foi desenvolvido pelo MME em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a partir de diagnósticos setoriais e consultas públicas sobre o tema.

O CDR dará continuidade ao diálogo para monitoramento e implementação das ações constantes no Relatório Técnico do Reate.

De acordo com informações do Governo Federal, atualmente esse tipo de produção no Brasil é de 143 mil barris diários de óleo e 26 milhões de metros cúbicos de gás por dia, em oito estados. Com a proposta do Reate, esse volume pode chegar a 500 mil barris diários, número equivalente aos atuais patamares Onshore de Argentina e Equador.