O dinheiro será direcionado para o Projeto de Assistência Técnica à Mineração e Gás e ajudará a promover melhorias nos setores, que são fortes na economia moçambicana.

O governo de Moçambique confirmou um acordo de que vai conceder US$ 28 milhões para os setores das mineração e gás. Esse valor foi atribuído pela Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA), um organismo do Banco Mundial, para o Projeto de
Assistência Técnica à Mineração e Gás de Moçambique.

O dinheiro servirá para melhorias nos sistemas de cadastro de mineração, levantamentos, interpretação e produção de dados geográficos nas áreas com potencial.

Está previsto também que a verba poderá ser usada para a capacitação técnica e institucional nas áreas de mineração e exploração de gás.

O projeto foi lançado em 2013 com o propósito de reforçar o governo das instituições chaves para administrar os setores da mineração e hidrocarbonetos em Moçambique.

A produção minerária é um dos principais motores da economia do país nos últimos trimestres. O carvão e grafite ganham destaque no setor.

Espera-se que os megaprojetos de exploração de gás natural na Bacia do Rovuma comecem em cinco anos.