Quando concluído, o empreendimento vai elevar a capacidade de produção para 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A Anglo American recebeu na sexta-feira (26), as Licenças Prévia (LP) e de Instalação (LI) para a Etapa 3 do Sistema Minas-Rio, concedidas pela Câmara Técnica Especializada de Atividades Minerárias (CMI). De acordo com a mineradora, a partir de agora poderão ser iniciadas as obras que, quando concluídas, elevarão a capacidade de produção para 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (mtpa).

Segundo a companhia, as licenças foram concedidas com base no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), desenvolvido por consultoria especializada. A LI autoriza a realização das obras necessárias para que o empreendimento continue operando considerando as medidas de controle ambiental e o cumprimento das condicionantes estabelecidas nas fases de LP e LI.

Já a Licença de Operação (LO), que permite o início das operações de fato, deve ser emitida no segundo semestre deste ano, como espera a mineradora.

O investimento previsto nas obras é de R$ 1 bilhão. No pico das obras, devem ser criados cerca de 800 empregos e, após o início da Fase 3 do Minas-Rio, outros 100 postos de trabalho deverão surgir.

Segundo informações divulgadas pela mineradora, os trabalhos de preparação de área e infraestrutura, como canteiro de obras e acessos, já vão começar de imediato. Seguindo o cronograma, a próxima etapa será a abertura da cava e o alteamento da barragem de rejeitos. Também serão instalados diques de contenção de sedimentos, expansão da pilha de estéril e o platô de apoio operacional, além de uma nova flotação.

“As novas estruturas necessárias à Etapa 3 ficarão situadas em áreas internas ou vizinhas às estruturas já licenciadas. A maior parte delas estará em áreas já adquiridas pela Anglo American”, destacou o presidente da Anglo American no Brasil, Ruben Fernandes.