Estatal adquiriu ativos da Petróleo Sabbá, em Marabá.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem ressalvas, a aquisição pela Petrobras Distribuidora de ativos da Petróleo Sabbá, em Marabá (PA). O despacho foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6).

A Sabbá é dirigida pela Raízen (80% dos negócios) e a IB Sabba (20%) e atua na distribuição de combustíveis na região Norte e nos estados do Maranhão, Piauí e Mato Grosso.

Segundo o Cade, a aquisição feita pela Petrobras Distribuidora foi a base de distribuição de combustíveis e do Terminal Ferroviário, incluindo benfeitorias, instalações e equipamentos da Sabbá, em Marabá. O órgão ainda ressalta que a base de distribuição começou a ser construída em agosto de 2015, localizada num terreno da mineradora Vale, próximo ao eixo principal da Estrada de Ferro Carajás, e entrou em operação em abril de 2017.

De acordo com o parecer do Cade, os efeitos decorrentes da operação são limitados a atuação das partes na região de Marabá e gerarão um pequeno incremento na capacidade de distribuição da Petrobras no local. O órgão destaca ainda que “Além disso, as partes já compartilhavam, em parte, a base da Petrobras Distribuidora antes da presente operação, cuja unidade terá atuação específica para o abastecimento de locomotiva da Vale, após a operação”.