Projeto será elaborado em uma fazenda de algas e terá investimento de 1,2 milhão de euros.

Uma fazenda de algas no Mar do Norte, na Holanda, será transformada em um grande parque de energia solar em alto-mar que fornecerá energia para o país em três anos.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, o projeto ocorre no momento em que a nação luta para conter o uso de combustível fóssil e cumprir metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, depois de anos de baixo investimento em fontes de energia renováveis.

Após um primeiro esboço, um consórcio composto por produtores de energia, cientistas e pesquisadores, planejam operar 2.500 metros quadrados de painéis solares flutuantes. O fundador da Oceans of Energy, Allard van Hoeken, que elaborou o projeto, espera que o parque de energia solar esteja funcionando em 2021.

O primeiro teste receberá 1,2 milhão de euros em financiamento do governo, que será para 30 metros quadrados de painéis neste verão. O projeto testará equipamentos, condições climáticas, impacto ambiental e produção de energia.

A Universidade de Utrecht será responsável por examinar a produção de energia no protótipo em alto-mar, que fica a 15 Km da costa da cidade de Haia, mais conhecida como Fazenda do Mar do Norte. “Além de eliminar o problema de falta de terra, há vários outros benefícios para a construção no mar, semelhante àqueles em energia eólica”, disse à Reuters o especialista em energia solar Wilfried van Sark, da Universidade de Utrecht, que faz parte da equipe do projeto.

Sark ainda ressalta que no mar pode se obter mais sol e o benefício adicional de um resfriamento para os painéis, o que proporciona um aumento de até 15% na produção.

Os painéis serão colocados entre turbinas eólicas já existentes e conectados aos mesmos cabos, assim transportará energia de maneira eficiente para os consumidores finais.

O elaborador do projeto, Van Hoeken espera que a energia produzida no mar seja mais barata que as fontes de energia eólica.

Com informações da Reuters.

*Sob supervisão de Sara Lira