Mineradora está em diálogo com companhias interessadas em fazer sociedade na operação.

A Anglo American anunciou que irá investir na construção de uma nova mina de cobre no Peru. O projeto Quellaveco tem previsão de ser apresentado ao conselho no meio ano, sendo a última etapa para convocar um parceiro que arque com parte dos custos.

De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, a autorização está em vigor e a Anglo está analisando um estudo de viabilidade junto com a atual parceira, Mitsubishi Corp, que detém 18% do projeto. A empresa japonesa afirmou que negocia com a Anglo o aumento de sua participação.

A mineradora tem a pretensão de conservar uma participação de pelo menos 51% para permanecer como operadora, como afirmou o chefe da unidade de cobre da Anglo, Hennie Faul. Ele não quis identificar as outras partes interessadas no acordo e nem a participação a ser vendida, mas afirmou que a negociação já está ocorrendo.

“A Mitsubishi também faz parte desse processo, mas tem havido muito interesse de outros. Isso mostra que Quellaveco é um bom recurso, mas também que há muito interesse no cobre” disse Faul.


*Sob supervisão de Sara Lira