Contrato foi assinado pelos presidentes das duas empresas, em Londres.
A Petrobras e a BP assinaram na última quarta-feira (11) um Memorando de Entendimentos (MOU) para complementar a aliança estratégica formada pelas duas empresas em outubro do ano passado, por meio da Carta de Intenções (LOI).
O documento assinado tem o propósito de preservar os esforços de ambas as partes para investir nas áreas de óleo e gás em projetos no Brasil e no exterior.
No LOI as partes concordaram em cooperar em assuntos de interesse mútuo, como compartilhamento de riscos, intercâmbio tecnológico, fortalecimento da governança corporativa e capacitação em treinamento e pesquisa.
O acordo foi assinado pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o presidente da BP, Robert Dudley, em Londres.
“Esta é uma parceria que se baseia em valores comuns, no que ambas as empresas acreditam e partilham como princípios de negócios. Iniciamos esse movimento de atuação conjunta nos últimos leilões e esperamos estender e expandir estas oportunidades de negócio para além da exploração e produção”, disse Parente, em nota.
Atualmente, a Petrobras e a BP são parceiras em 16 blocos de exploração no Brasil.
“A Petrobras é uma empresa de energia de classe mundial com a qual a BP construiu fortes relacionamentos ao longo de muitos anos. Estamos empolgados para aprofundar nossa parceria e explorar ainda mais oportunidades em todos os nossos negócios, tanto no Brasil quanto no exterior. Acreditamos que trabalhar juntos nessa aliança pode gerar valor real para a BP e a Petrobras”, declarou Dudley.
*Sob supervisão de Sara Lira