Segundo estudo britânico, elemento químico pode ser resultar em mais eficiência no armazenamento de energia nas redes de gás.

O Instituto de Engenheiros Mecânicos do Reino Unido (IMechE) concluiu em seu relatório que o armazenamento de hidrogênio na rede de gás britânica poderia permitir um uso mais eficiente da energia renovável excedente do que as baterias.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o instituto explica que isso ocorre pois, a eletricidade excedente gerada quando há bastante vento ou sol, pode ser usada em um processo de eletrólise para criar o elemento químico, que poderia ser armazenado na rede de gás natural até que os geradores o necessitem.

“As redes de gás podem funcionar como um pulmão para as redes de eletricidade de baixo carbono, absorvendo a energia renovável excedente quando necessário e fornecendo gás para a geração de energia quando necessário para cobrir períodos de baixa disponibilidade de energia renovável”, afirma o IMechE em relatório.

O armazenamento de eletricidade é fundamental para um futuro abastecido por energias renováveis. Segundo dados do relatório, as baterias de íons de lítio provavelmente sejam a solução de crescimento mais rápido, mas a disponibilidade limitada do cobalto necessário para a fabricação coloca em dúvida a sustentabilidade a longo prazo.

Com informações da Bloomberg

*Sob supervisão de Sara Lira