AngloGold Ashanti expande mina pelo subsolo em MG

Mina subterrânea de Lamego, da AngloGold Ashanti, em Caeté (MG). Foto: AngloGold Ashanti/ Divulgação.

Negócio de ouro compõe a Unidade de Negócios Cuiabá-Lamego e é responsável por 50% da produção nacional da empresa.

Em operação desde 2009, a mina produtora de ouro de Lamego, da AngloGold Ashanti, foi expandida e agora, opera por vias subterrâneas no município de Caeté (MG). A inauguração ocorreu no fim de agosto. A planta compõe a Unidade de Negócios Cuiabá-Lamego e é responsável por 50% da produção nacional da empresa.

De acordo com informações da empresa, a chegada em Caeté é decorrente de uma expansão de lavra subterrânea em Lamego, com o aprofundamento da mina, já previsto no plano de negócios da AngloGold. A companhia irá manter as operações no município vizinho de Sabará, onde fica a mina Cuiabá.

De acordo com o diretor da Unidade de Negócios de Cuiabá-Lamego, Ricardo Assis, Lamego é uma operação importante para o grupo. “O que produzimos nesta mina contribui para alcançarmos nossa meta de produção nacional de cerca de 17 toneladas ao ano, o que representa 15% da produção da AngloGold Ashanti no mundo”, destaca.

Segundo ele, a companhia tem investido em tecnologia para modernizar a lavra, extração e produção de ouro na mina. “Investimos, constantemente, em inovação e tecnologia dos nossos processos para alcançarmos a excelência nas nossas operações. Um exemplo disso é a crescente tecnologia aplicada nas operações de subsolo, o que possibilita mais segurança e mais produtividade das minas”, detalha Assis.

A mina empresa mais de 3.300 pessoas, entre diretos e indiretos, dos quais 1,2 mil residem em Caeté.

“Por ser um munícipio vizinho às nossas operações, já tínhamos presença em Caeté há vários anos, contribuindo com o desenvolvimento local do munícipio, por meio da geração de empregos, de compras com fornecedores locais e investimento social. Agora, este marco representa um novo momento em nossa história que, sem dúvida alguma, estreita nossas relações”, ressalta Camilo Farace, presidente da AngloGold Ashanti Brasil.

Em 2017, a companhia promoveu R$ 3,7 milhões em compras locais com empresas do município e R$ 293 mil de investimento social na cidade.