Projeto Aripuanã, no Mato Grosso, deve iniciar a operação em 2021.
O Conselho de Administração da Nexa Resources aprovou o início da construção do projeto Aripuanã, no Mato Grosso, que vai extrair e beneficiar concentrados de zinco, cobre e chumbo. No total serão investidos US$ 392 milhões.
De acordo com comunicado à investidores divulgado na sexta-feira (19), a operação está prevista para iniciar em 2021. A produção média equivalente de zinco é estimada em 120 mil toneladas por ano durante 13 anos.
O projeto é sustentável, com empilhamento a seco para resíduos e recirculação de água próximo dos 100%, entre outras novidades, como utilização de automação.
“Há um aumento significativo da produção média esperada de acordo com o relatório técnico recente em comparação com as estimativas anteriormente divulgadas. Essa escala maior nos trouxe eficiências importantes no capex em comparação com a produção em cenários anteriores”, destacou o CEO da Nexa, Tito Martins, em nota.
Segundo ele, o projeto Aripuanã contribui para o plano de longo prazo da Nexa de aumentar a produção de mineração e reduzir as necessidades de suprimento de concentrado de zinco de terceiros.