Usiminas divulga metas sustentáveis para 2021

0
446
Mineração Usiminas. Foto: Usiminas/ Divulgação.

Empresa também pretende por fim à utilização de barragens e utilizar o sistema de filtragem de rejeitos.

A Usiminas anunciou nesta quinta (11/03), as metas internas em prol do desenvolvimento sustentável. De acordo a instituição esses objetivos foram criados através de indicadores obtidos pela Gerência-Geral Corporativa de Sustentabilidade, que atua diretamente ligada ao CEO da empresa.

Entre as metas estabelecidas está a redução das emissões de gases de efeito estufa. A principal iniciativa para atingir esse objetivo é a realização de inventários de emissão de GEE com certificação independente e participação no CDP (Carbon Disclosure Project), que seriam divulgados por meio do GHG Protocol.

Barragens

Em relação à segurança das barragens, a meta ESG consiste na migração da disposição de rejeito do método tradicional de disposição para filtragem, sendo o início dessa operação previsto para o primeiro semestre de 2021.

Já no caso da Barragem Central da Mineração Usiminas, está prevista a descaracterização para o primeiro bimestre de 2022. Todo o processo é certificado pelos órgãos oficiais de fiscalização.

A Usiminas afirmou que reconhece os potenciais impactos socioambientais internos e externos que os processos operacionais de mineração podem acarretar e ressaltou que a criação da Gerência-Geral Corporativa de Sustentabilidade foi um passo importante para o acompanhamento e desenvolvimento de metas e ações que atendam aos compromissos da companhia com a sustentabilidade.

Diversidade e Inclusão

De acordo a empresa já existe um Programa de Diversidade e Inclusão, no qual um dos principais pilares é a equidade de gênero. O objetivo agora é ter 10% de mulheres na área industrial até 2022, tendo como indicador o índice de mulheres na área industrial da empresa.

Segurança do trabalho

A meta ESG para a segurança do trabalho é obter uma taxa de frequência de acidentes registrados menor que 0,3. Para a Usiminas a segurança é um tema prioritário, o zero acidente é uma meta almejada diariamente. Segundo a siderúrgica a cultura de segurança e de preservação da saúde é reforçada constantemente junto aos colaboradores.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Usiminas.