Certificação é concedida às empresas que seguem regras baseadas nos princípios de direitos humanos, nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em leis nacionais.

A Kinross Brasil Mineração foi recertificada pela SA 8000, norma internacional de responsabilidade social, desenvolvida e supervisionada pela organização Social Accountability International (SAI), focada nas condições de trabalho de empresas em todo o mundo e de adesão voluntária.

A certificação pela norma SA 8000 significa que a companhia cumpre regras locais e internacionais para assegurar boas condições de trabalho a seus empregados. O objetivo da norma é garantir os direitos dos trabalhadores, melhorar as condições de trabalho e assegurar um sistema de gestão eficaz.

Para receber esse reconhecimento as companhias precisam seguir regras que foram definidas com base nos princípios de direitos humanos, nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em leis nacionais. Ou seja, os requisitos abrangem questões relacionadas à coibição do trabalho infantil e escravo, ao respeito à carga horária legal, à remuneração justa e à liberdade de associação e negociação coletiva; e observam também questões relacionadas a práticas disciplinares, discriminação, saúde e segurança no trabalho, além do sistema de gestão.

“É muito orgulho estar entre as 17 empresas brasileiras que têm essa certificação. Só empresas realmente comprometidas com a responsabilidade social conseguem manter. A SA 8000 nos sinaliza que estamos no caminho certo”, comemorou o diretor de RH da Kinross, Eduardo Magalhães.

Ainda segundo o executivo a companhia está alinhada com todos os princípios de ESG, sigla que significa governança ambiental, social e corporativa, pilares da sustentabilidade. As medidas relacionadas às condições de trabalho contribuem com o eixo social e de governança.

É a segunda vez que a empresa recebe esse selo, a primeira foi em 2004. A norma é recertificada a cada três anos, depois de uma auditoria externa para verificar se as companhias seguem respeitando as melhores práticas. A auditoria e a certificação são feitas pela Bureau Veritas Certification (BQVI).

 

Por Assessoria de Imprensa da Kinross.