Com investimento de R$1,2 milhão, projeto visa o desenvolvimento de tecnologias para carros mais leves e energeticamente mais eficientes.

A CBMM, produtora de Nióbio, a ArcelorMittal, produtora de aço, a Stellantis, antiga Fiat Chrysler Automobiles (FCA), e o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) SENAI/FIEMG firmaram uma parceria inédita para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a indústria automotiva.

Com investimento total de R$ 1,2 milhão, o projeto terá duração de dois anos e prevê a utilização de aço microligado ao Nióbio nos painéis externos dos veículos com o objetivo de obter carros com melhor desempenho e eficiência energética.

Os pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais, em Minas Gerais, serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto com a execução de simulações e testes mecânicos de um novo tipo de aço, mais resistente e leve, para uso em automóveis fabricados no Brasil.

A CBMM dará o suporte tecnológico, com foco nas aplicações de nióbio que garantem a otimização conjunta das propriedades de resistência, ductilidade e tenacidade ao aço. Já a ArcelorMittal será a empresa que irá produzir e fornecer esse material para as indústrias automotivas. E a Stellantis aplicará o aço na linha de produção de seus veículos, estabelecendo requisitos de qualidade rigorosos.

“Entendemos que essa parceria também representa uma excelente oportunidade para fomentar novos desenvolvimentos tecnológicos no segmento automotivo no Brasil”, afirmou Paulo Haddad, gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM.

As empresas esperam, ao final dos dois anos, consolidar no mercado um produto nobre 100% brasileiro, que fortaleça todo o parque industrial nacional.

 

Fonte: CBMM.