LafargeHolcim elimina geração de rejeito de combustível sólido em fábrica de MG

0
792
Planta da LafargeHolcim em Montes Claros (MG) - Foto: Divulgação / LafargeHolcim.

Unidade investe R$ 10 milhões em projeto que traz mais ganhos ambientais, operacionais e financeiros.

A LafargeHolcim implantou um projeto para eliminar a geração de 11 mil toneladas/ano de rejeito de combustível sólido que resultam da produção de cimento na unidade de Montes Claros (MG), essa ação está em linha com o compromisso mundial do grupo com a sustentabilidade.

De acordo com a empresa, além de reforçar seu compromisso com o meio ambiente, a iniciativa traz ganhos operacionais e financeiros, com redução do consumo de energia elétrica de combustíveis. As obras para a implementação do projeto levaram 18 meses e investimentos de cerca de R$ 10 milhões.

Antes do projeto, 20% do combustível sólido usado na produção de cimento era rejeitado no processo. Com as mudanças implementadas, esse material retorna ao processo produtivo como parte do combustível utilizado. Essa solução se tornou possível com a instalação de um novo sistema de moagem de combustível sólido.

“Essa solução reflete o processo de transformação da companhia e responde aos pilares de solidez financeira e sustentabilidade. A empresa está revisitando processos produtivos em busca de ganhos operacionais e financeiros que se reflitam nas operações industriais”, explica Nelson Pino, Gerente de Manutenção e Projetos da LafargeHolcim Brasil.

Segundo Djalma Sales Neto, Gerente da unidade Montes Claros, “o investimento no novo moinho traz para a planta diversos benefícios que reforçam a saúde e segurança na operação, a nossa competitividade e o compromisso com o meio ambiente”.

Ainda de acordo com a empresa, entre outras iniciativas, a companhia trabalha em projetos de redução de emissões de carbono, além de promover a economia circular na cadeia da construção, aumentando o uso de materiais reciclados em seus produtos e processos, aliado ao desenvolvimento e à implementação de tecnologias avançadas.

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030. Com cerca de 1.400 funcionários, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 23 unidades no Brasil. A empresa faz parte do Grupo LafargeHolcim, com presença em 80 países e 70 mil empregados nos cinco continentes. Mais informações: lafargeholcim.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa LafargeHolcim