Investimentos na retomada da aciaria vão gerar 150 novos postos de trabalho diretos e indiretos.

A ArcelorMittal retomará as operações da aciaria na unidade de Barra Mansa (RJ), no segundo semestre de 2021, o que demandará investimentos da ordem de R$ 19 milhões para a manutenção e reforma de equipamentos necessários para o início da produção. O retorno das atividades na aciaria – paralisada desde 2019 – é motivado pelo aumento da demanda do mercado por aço e pelas perspectivas de crescimento econômico do país. Com a reativação da área, a estimativa é que sejam gerados 100 novos empregos diretos e 50 indiretos.

Segundo a empresa, o foco dos investimentos em Barra Mansa é atender, principalmente, à crescente demanda do mercado interno. Os aportes serão destinados a projetos de segurança operacional e tecnológica dos equipamentos. Também vão ser alocados recursos para reestabelecer todo o sistema de captação e filtragem da aciaria e garantir melhor adequação ambiental.

De acordo com o CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, Jefferson De Paula, esse é mais um passo que fortalece as operações da produtora de aço no Brasil e demonstra a confiança da empresa na retomada da economia.

“Queremos contribuir com o fortalecimento da nossa economia, oferecendo aos nossos clientes soluções em aço de alto valor agregado e colaborando com as regiões onde atuamos a partir da geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico.”, afirma De Paula.

Retomada

O processo de retomada da produção se dará de forma gradual. Inicialmente, um dos dois fornos que compõem a aciaria vai ser religado. Os equipamentos vão passar por manutenção e reforma antes do início das operações.

Segundo Tatiana Nolasco, diretora de Negócios Industriais da ArcelorMittal Sul Fluminense, que compreende as unidades de Barra Mansa e Resende, a empresa está sempre atenta às dinâmicas de mercado e às possibilidades de novos projetos e investimentos na região. “Apostamos no incremento da demanda e, também, na geração de novas oportunidades profissionais no local”, destaca.

O investimento foi informado pela ArcelorMittal em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio. Na ocasião, Alexandre Barcelos, vice-presidente Corporativo, de Finanças e TI da ArcelorMittal Brasil, afirmou que a empresa está operando em plena capacidade no Rio de Janeiro, com uma demanda puxada pela construção civil e pela indústria em geral.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, a retomada irá gerar empregos fundamentais para a economia da região. “Além de demonstrar a confiança no mercado fluminense, sua cadeia produtiva e na administração local”, destaca.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ArcelorMittal.