Veículo produzido com aço livre de combustíveis fósseis é resultado de parceria com a siderúrgica SSAB.

O Grupo Volvo apresentou, neste mês, um transportador de carga para uso em mineração e pedreiras, produzido em parceria com a SSAB, com aço livre de combustíveis fósseis. O veículo foi apresentado durante evento em Gotemburgo, na Suécia.

“É um marco ter o primeiro veículo desenvolvido a partir de aço livre de combustíveis fósseis da SSAB. A transição verde é possível e traz resultados é o que demonstra a nossa colaboração com o Grupo Volvo”, afirma Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

“Juntos continuaremos reduzindo o impacto climático em todo o processo de produção até o cliente final, além de garantir que nossos clientes recebam aço de alta qualidade. A expectativa é de dar continuidade ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento junto com o Grupo Volvo, para produzir mais produtos de aço livres de combustíveis fósseis”, acrescenta Lindqvist.

Em 2026, a siderúrgica SSAB planeja fornecer ao mercado aço livre de combustíveis fósseis em escala comercial, após a conversão de seus altos-fornos Oxelösund na Suécia, em um forno elétrico a arco, usando a tecnologia HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology), que substitui o carvão de coque tradicionalmente utilizado para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade que é livre de carbono e o hidrogênio. Segundo a empresa, este processo é um movimento decisivo em direção à eliminação das emissões de dióxido de carbono na produção de aço.

De acordo com o presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, a iniciativa com a SSAB estabelece um benchmark rumo a um futuro livre de combustíveis fósseis. “Assim como as nações se reúnem na COP26, para tratar das mudanças climáticas, as organizações e indústrias atuam em colaboração, para desenvolver soluções inovadoras em prol de um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa”, explica, ao comentar sobre “o comprometimento com parcerias pioneiras como esta, envolvendo a SSAB, para desenvolver veículos e implementos seguros, eficientes e atrativos rumo à adoção de um sistema de infraestrutura e transporte mais sustentável para o futuro”.

Em agosto de 2021, a SSAB mostrou a primeira chapa de aço livre de combustíveis fósseis feita a partir de ferro esponjoso com redução de hidrogênio produzida na fábrica piloto da HYBRIT em Lulea, na Suécia. A HYBRIT é uma iniciativa de colaboração entre SSAB, a mineradora LKAB e Vattenfall, em direção a uma cadeia de valor para produção de aço livre de combustíveis fósseis.

 

Voltar