Empresas e representantes da indústria estão na exposição para demonstrar as potencialidades do estado para novos negócios

A Missão aos Emirados Árabes, que conta com mais de 150 participantes, liderada pela FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), está em Dubai para que os empresários conheçam as novidades do mercado, tecnologias  sustentáveis e ainda prospectar oportunidades e investimentos para Minas Gerais.

Segundo Rebecca Macedo, gerente do Centro de Negócios Internacionais da FIEMG, um dos grandes objetivos dessa missão é apresentar Minas Gerais para o mundo, mostrando que o estado possui um enorme potencial a ser explorado e divulgado. “As exportações totais de Minas Gerais representam cerca de US$ 26 bi, sendo nossos principais destinos de exportação a China, EUA, Canadá, Alemanha e Holanda, tendo como destaque da nossa pauta exportadora produtos como o minério de ferro, café, soja e ferro-nióbio”, pontua. Macedo afirma que, além dos produtos tradicionais da pauta mineira, o estado possui bens de maior valor agregado nas áreas metalúrgica, siderúrgica, tecnologia da informação, eletroeletrônico, biotecnologia, entre outros.

“Minas Gerais tem grande potencial para atração de investimentos nos setores de energias renováveis, metalmecânico, mobilidade, com destaque para veículos elétricos e baterias, tecnologia, eletroeletrônico, ciências da vida e centros de PD&I. Além disso, destacamos também o potencial no setor de infraestrutura, com a agenda de privatizações e concessões do Governo de Minas Gerais. Importante destacar que esse potencial de Minas Gerais vai ao encontro, por exemplo, ao foco dos Emirados Árabes na redução de carbono e aumento da eficiência energética, além de também investirem em tecnologias como Inteligência Artificial”, ressalta Rebecca Macedo.

Relação com os Emirados Árabes é positiva para Minas 

Em relação ao comércio entre os Emirados Árabes e Minas Gerais é observado um superávit no saldo da balança comercial, nos últimos cinco anos, com destaque para exportação de produtos como carnes, congeladas, de frango e bovina; tubos e perfis de ferro ou aço e açucares de cana. Mas, de acordo com a plataforma Trademap, os produtos com maior potencial de exportação de Minas Gerais para os Emirados Árabes são carnes bovinas congeladas; obras de alumínio; corindo artificial, quimicamente definido ou não; óxido de alumínio; hidróxido de alumínio; entre outras obras de plástico. Além disso, os Emirados Árabes Unidos tem melhorado a posição no ranking de destino das exportações de MG, avançando de 32º lugar, em 2018, para 20º no último ano (2020).

Presença mineira na Expo Dubai

No período de 17 a 25 de novembro, os quase 4 mil metros quadrados (m²) do Pavilhão do Brasil na Expo 2020, em Dubai, nos Emirados Árabes, vão oferecer, em especial, informações sobre a força, as riquezas e os tesouros de Minas Gerais. A estrutura brasileira fica na entrada do distrito da Sustentabilidade e tem sido, segundo informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um dos mais visitados, entre os estandes dos 192 países com representatividade no evento.

Nos seis meses de Expo 2020 – entre 1º de outubro deste ano e 31 de março de 2022 -, o pavilhão brasileiro vem abrigando, em períodos diferentes, informações e delegações – com empresários, representantes das três esferas públicas, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais – dos diferentes estados do país.

Em área de 3,7 mil m², o Pavilhão Brasil terá a Sustentabilidade como tema e vai destacar a diversidade brasileira, o potencial agrícola, industrial e tecnológico. A Exposição Minas Gerais vai apresentar, entre os dias 17 e 25 de novembro, o “Projeto Imagem”. No espaço, representantes do estado vão levar um pouco da história de Minas Gerais, sua cultura e sua culinária, assim como produtos e serviços com visão do futuro.

Voltar