O níquel sulfetado é produzido no município baiano de Itagibá, em operação que envolve cerca de 2.500 pessoas.

A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, acaba de ultrapassar a marca de 100 mil toneladas de minério comercializadas em 2021. O décimo embarque do ano pelo Porto de Ilhéus, região sul da Bahia, foi finalizado com destino ao terminal marítimo de Yingkou, na China.

O total de concentrado de níquel exportado por meio do décimo embarque, finalizado na última semana, foi de 9.130,55 toneladas. Com isso, o resultado parcial de exportações da Atlantic Nickel, em 2021, chega a exatas 100.469,95 toneladas comercializadas ao mercado internacional, com expectativa de um resultado ainda mais expressivo a ser alcançado com a última remessa anual prevista para o mês de dezembro, segundo a empresa.

As operações envolvem cerca de 2.500 profissionais, entre colaboradores próprios e terceirizados. Toda a carga do concentrado de níquel sai da Mina Santa Rita, em Itagibá, a 140km de distância do terminal marítimo, por onde o carregamento é embarcado em direção ao mercado internacional.

“Nos orgulhamos de ser um time forte e contribuir com a revolução energética, entregando ao mercado um mineral essencial no desenvolvimento de tecnologias de geração de energia renovável, extraído e beneficiado com base nas melhores práticas internacionais, respeitando o meio ambiente”, celebra o diretor geral de operações da Atlantic Nickel, Ricardo Campos.

 

Voltar