Em 2022, a mineradora espera embarcar de 320 a 335 milhões de toneladas da matéria-prima do aço.

A Rio Tinto anunciou que os embarques de minério de ferro de suas operações na Austrália caíram 3% em 2021, chegando a 321,6 Mt, na comparação com o ano anterior, com suas minas sendo impactadas por falta de trabalhadores e problemas na cadeia logística. No entanto, acreditam que os embarques vão aumentar neste ano.

A segunda maior mineradora do mundo, em valor de mercado, disse que espera embarcar entre 320-335 milhões de toneladas (Mt) em 2022 da região de Pilbara, na Austrália Ocidental.

O atraso na produção da nova mina greenfields, bem como a escassez de mão de obra na Austrália Ocidental devido ao prolongado fechamento de fronteiras interestaduais diante da pandemia, também resultaram em menos embarques de minério de ferro da região de Pilbara.

Ao dizer que foi “encorajada” pelas perspectivas de crescimento em 2022, a Rio Tinto alertou que a interrupção devido ao potencial de casos crescentes de Covid-19 e quaisquer tensões geopolíticas podem ter um preço.

A companhia embarcou 84,1 Mt da commodity no último trimestre do ano passado, praticamente em linha com a previsão do UBS de 84 Mt, mas abaixo dos 88,9 Mt do ano anterior, representando uma queda de 5,4%.

Em metais básicos, a Rio Tinto anunciou que produziu 7% menos cobre em 2021 do que em 2020, um total de 494 mil toneladas. A meta para 2022 é de embarques entre 500 mil e 575 mil toneladas.

A produção de alumínio também caiu 1%, a 3,15 milhões de toneladas. A meta para 2022 é entre 3,1 milhões de toneladas e 3,2 milhões de toneladas.

De acordo com a Rio Tinto, a empresa enfrentou desafios no último ano com elevação de produção e reestruturação de projetos de mina sendo impactadas pelas restrições da pandemia, dificultando a contratação de trabalhadores. A companhia também sofreu com os gargalos logísticos.

“Os gargalos logísticos foram exacerbados por uma inabilidade em conduzir um controle de qualidade nos produtores de aço e equipamentos por conta das limitações de viagens”, destacou a mineradora.

 

Com informações da Dow Jones.

 

Voltar