US$ 2,2 bilhões: Caterpillar quase triplica o lucro líquido no 4T21

Caminhão autônomo de mina Cat 793F - Foto: Divulgação / Caterpillar.

As vendas e receitas de todo o ano de 2021 foram de US$ 51 bilhões, um aumento de 22% em comparação com US$ 41,7 bilhões em 2020.

A Caterpillar, multinacional fabricante de máquinas, motores e veículos pesados, registrou lucro líquido de US$ 2,12 bilhões no quarto trimestre de 2021 (4T21), um acentuado salto em relação ao ganho de US$ 780 milhões em igual período de 2020 (4T20), segundo balanço corporativo divulgado nesta sexta-feira, 28 de janeiro.

As vendas e receitas do 4T21 foram de US$ 13,8 bilhões, um aumento de 23% em comparação com US$ 11,2 bilhões no 4T20. A margem de lucro operacional foi de 11,7% no 4T21, em comparação com 12,3% no 4T20. O lucro por ação do 4T21 foi de US$ 3,91, em comparação com o lucro por ação de US$ 1,42 no 4T20.

As vendas e receitas de todo o ano de 2021 foram de US$ 51 bilhões, um aumento de 22% em comparação com US$ 41,7 bilhões em 2020. O lucro anual somou US$ 6,48 bilhões, mais do que o dobro do US$ 2,99 bilhões reportado em 2020. O aumento refletiu a maior demanda do usuário final por equipamentos e serviços e o impacto das mudanças nos estoques dos revendedores, segundo a companhia.

De acordo com a multinacional, os revendedores reduziram seus estoques em US$ 2,9 bilhões em 2020, mantendo-se praticamente estáveis ​​em 2021. A margem de lucro operacional foi de 13,5% em 2021, em comparação com 10,9% em 2020. O lucro anual foi de US$ 11,83 por ação em 2021, em comparação com o lucro de US$ 5,46 por ação em 2020.

Em 2021, o fluxo de caixa operacional da empresa foi de US$ 7,2 bilhões. Durante o ano, a empresa recomprou US$ 2,7 bilhões em ações ordinárias da Caterpillar e pagou dividendos de US$ 2,3 bilhões. A liquidez permaneceu forte com um saldo de caixa empresarial de US$ 9,3 bilhões no final de 2021.

“Em meio a restrições contínuas da cadeia de suprimentos, nossa equipe continua a executar nossa estratégia para um crescimento lucrativo de longo prazo, ao mesmo tempo em que se esforça para atender à demanda do cliente”, conclui o CEO Jim Umpleby.

 

Voltar