Realizado em conjunto com a Agenda Pública, premiação vai reconhecer a qualidade da governança nos municípios.

O prêmio Governança Pública irá contemplar, em maio, as melhores práticas de governança de municípios que possuem atividades de mineração e alcançaram resultados concretos para melhoria de indicadores locais. Baseando-se em critérios como desempenho em áreas como saúde, educação, proteção social, meio ambiente, infraestrutura, gestão e finanças, governo aberto, governança digital e desenvolvimento econômico, a iniciativa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Agenda Pública, em parceria com o MME.

O lançamento ocorreu durante a Semana da Mineração, que apresentou, entre os dias 09 e 10 de fevereiro, diversos lançamentos do Governo Federal para o setor mineral, através de palestras, workshops e seminários.

O objetivo central do projeto é reconhecer e difundir boas práticas de gestão em categorias que evidenciem bom desempenho, qualidade dos serviços públicos e bem-estar da população. O evento aconteceu de forma híbrida e pôde ser acompanhado pelo canal do Ministério de Minas e Energia no Youtube.

“As boas práticas de governança são fundamentais para garantir a qualidade do serviço público oferecido à população pelas prefeituras. O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração, demonstrando seu compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada”, comenta o cientista político Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

O evento contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Pedro Paulo Dias Mesquita e do diretor-presidente do Ibram, Flávio Ottoni Penido.

As práticas dos municípios serão selecionadas a partir de março e as atualizações sobre o prêmio podem ser acompanhadas pelo site do Ibram.

Agenda Pública

A Agenda Pública é uma organização especializada em aprimoramento de serviços públicos, ampliando capacidades, oportunidades e bem-estar para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Seu propósito é tornar os serviços públicos brasileiros mais inteligentes (com base em dados e evidências), simples (mais ágeis e com baixo custo) e humanos (com foco nos problemas dos cidadãos).

Com atuação em todo Brasil, a organização foi reconhecida pelo Canal Futura como uma das melhores ONGs do Brasil, em 2021. Também recebeu prêmios do Fórum Econômico Mundial e da Folha de São Paulo pelos impactos positivos na gestão pública.

 

Voltar