Rosimeire Sales, operadora e instrutora de pá carregadeira - Foto: Divulgação / Alcoa.

Rosimeire Sales é operadora da refinaria mineira e destacou-se no comando da pá carregadeira.

Em 2005, a Alcoa lançou a AWN (Alcoa Women Network – Rede de Mulheres da Alcoa), iniciativa criada com a missão de promover uma cultura de inclusão de mulheres e melhorar a diversidade de gênero em todas as suas localidades no mundo. Hoje, 17 anos depois, as mulheres estão cada vez mais presentes em todas as áreas da Companhia, de acordo com a empresa.

Segundo a Alcoa, em Poços de Caldas (MG), o trabalho de operação de equipamentos pesados, que era feito apenas por homens, está ganhando a presença feminina, que tem demonstrado muita competência. É o caso de Rosimeire Verola Sales, Operadora da Refinaria. “Em quatro meses trabalhando na fábrica, ela aprendeu a comandar tão bem a pá carregadeira que se tornou instrutora, a primeira mulher instrutora de equipamentos pesados da Unidade”, informou a empresa.

Rosimeire é um exemplo de força e perseverança. Casou-se aos 19 anos e foi mãe muito nova, optando por deixar de trabalhar para criar as duas filhas, hoje com 18 e 14 anos. Ao se divorciar, decidiu voltar ao mercado de trabalho, participou do processo seletivo da Alcoa e foi admitida como Operadora.

“Além de estar indo trabalhar em uma empresa boa e conceituada, o que me motivou muito foi saber que operaria a pá carregadeira, pois sempre gostei de dirigir e de desafios”, ressaltou Rosimeire. “Me dediquei bastante, tive o apoio de todos na área e fiquei muito feliz em ser reconhecida, conquistando o status de instrutora”.

Para Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas, foi um prazer reconhecer a primeira instrutora de equipamentos móveis da Unidade, pois mostrou o quanto estamos evoluindo na questão de inclusão e diversidade. “Mais do que fazer história, Rosimeire é uma grande fonte de inspiração e está abrindo as portas para muitas outras mulheres”, disse.

Alcoa e a Inclusão e Diversidade

A Alcoa, produtora de bauxita, alumina e alumínio, tem investido na implantação de uma cultura inclusiva. Além da AWN, a Empresa conta ainda com os grupos EAGLE, que tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBTI+; o AWARE, de inclusão étnico-racial, e o ABLE, de inclusão da pessoa com deficiência, a fim de promover inclusão e diversidade em um ambiente dinâmico e acolhedor.

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.

 

Voltar