A fabricante está em minas autônomas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em três continentes.

A Caterpillar, fabricante mundial de máquinas e equipamentos pesados, já possui mais de 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo. A importante marca é comemorada pela empresa, “essa conquista é empolgante não apenas para o setor de mineração, mas também para nossa ampla base de clientes, à medida que ampliamos a autonomia em linhas de produtos de pedreiras, agregados e indústrias de construção com ofertas competitivas”.

Segundo a empresa, embora os caminhões de mineração existam há gerações, cada nova classe traz tecnologia de ponta construída com base na liderança do setor. “Sem dúvida, essas enormes máquinas amarelas são os caminhões pesados ​​da indústria de mineração. Seu tamanho é incrível e chega a ser assustador, por isso, o fato desses caminhões fazerem o trabalho sem um operador na cabine pode parecer mágico” destaca a companhia.

De 1994 a 1995, a Caterpillar produziu os dois primeiros protótipos de caminhões de mineração autônomos Cat 777C em uma pedreira de calcário no Texas, onde transportaram com sucesso mais de 5 mil cargas de produção por um percurso ede 4,2 quilômetros. Já Em 1996, os convidados da feira global de mineração MINExpo testemunharam uma demonstração de autonomia ao vivo via satélite do Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tinaja Hills.

Para a companhia, não surpreende que os equipamentos Caterpillar liderem o setor em automação. “Nossas equipes de engenharia olham para o futuro ao desenvolver tecnologia a bordo e fazemos parceria com nossos clientes para garantir que nossos produtos e serviços sejam ajustados para atingir as metas de negócios específicas dos clientes e atender às necessidades mais urgentes do setor”, diz a empresa.

A presidente do grupo da Caterpillar, Denise Johnson, responsável pelo negócio de Indústrias de Recursos, parabenizou a equipe Caterpillar e os clientes por alcançarem este marco impressionante. “Ter 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo é uma evidência tangível da nossa capacidade de inovar e uma indicação clara do compromisso da Caterpillar com o futuro da mineração”, disse a executiva.

A fabricante está em minas autônomas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana em três continentes. No final de 2021, os clientes que usavam a tecnologia Cat Command transportaram com segurança mais de 4 bilhões de toneladas e viajaram mais de 145 milhões de quilômetros (cerca de 2,5 vezes a circunferência da Terra) de forma autônoma.

De acordo com a empresa, é fácil ver por que os clientes de vários setores estão interessados ​​em autonomia. “Caminhões sem operadores são mais seguros e têm um desempenho até 30% melhor do que aqueles com operadores. E estamos apenas começando. Ao alavancar nossa profunda experiência, estamos abrindo novos caminhos em equipamentos autônomos para mineração, pedreiras, agregados, indústrias da construção e outros segmentos”, finaliza a empresa.

Assista ao vídeo em comemoração à marca alcançada (clique aqui).

 

Voltar