Adriano Pires, diretor do CBIE, foi indicado como futuro presidente da Petrobras, no lugar de Luna e Silva.

O economista Adriano Pires de Andrade foi apresentado pelo Governo Federal para substituir Joaquim Silva e Luna como presidente da gigante do petróleo Petrobras.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (28/03), a Petrobras informou que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) e vai deliberar sobre a indicação de Adriano Pires de Andrade para a presidência da empresa na próxima assembleia geral, que acontecerá no dia 13 de abril.

Formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em planejamento energético e doutor em economia industrial pela Universidade de Paris XIII, Adriano Pires foi anteriormente superintendente de abastecimento e de importações e exportações da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O ofício do MME também indica Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, como o futuro presidente do conselho de administração da estatal. Assim como Pires, Landim tem uma vasta experiência no setor de energia e fez carreira na própria Petrobras antes de criar uma petroleira para chamar de sua, a Ouro Preto, e vendê-la.

Ele trabalhou na estatal por 26 anos e ocupou diversas funções gerenciais na área de Exploração & Produção. Entre 2000 e 2003, Landim foi presidente da Gaspetro, responsável pelas participações societárias da Petrobras nas companhias de transporte e distribuição de gás natural.

 

Voltar