Tesla assina acordo com Vale para fornecimento de níquel, diz Bloomberg

Planta de Processamento de Long Harbour (LHPP) no Canadá - Foto: Divulgação / Vale.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o contrato, que não foi divulgado pelas empresas, é visto como uma forma da montadora contornar a escassez do metal.

A Tesla assinou um acordo de vários anos com a Vale para fornecimento de níquel das operações da mineradora brasileira no Canadá, segundo a agência Bloomberg. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o contrato, que não foi divulgado pelas empresas, é visto como uma forma da montadora contornar a escassez do metal.

O diretor-presidente da Tesla, Elon Musk, está em campanha para verticalizar a cadeia logística da montadora, tendo controle de todos os aspectos da produção. A companhia opera, em conjunto com a Panasonic, uma fábrica de baterias para carros elétricos no Estado americano do Nevada.

As sanções dos países ocidentais contra a Rússia, que produz 17% do níquel mundial, metal essencial na fabricação das baterias, fez o preço da commodity disparar, subindo mais de 30% desde o último dia 24 de fevereiro.

A Vale não comentou o acordo, dizendo somente que planeja aumentar sua participação no mercado de veículos elétricos dos 5% atuais para 30% a 40%. A Tesla não respondeu à reportagem da Bloomberg.

 

Voltar