Reforma de alto-forno deve ser iniciada em 2025, segundo a empresa.

A companhia siderúrgica Ternium está se preparando para uma grande reforma em um de seus altos-fornos na sua usina de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Segundo fonte próximas ao assunto, o investimento deve ser de aproximadamente 1,3 bilhão de reais.

Os planos ocorrem em um momento em que a Usiminas, da qual a Ternium participa do grupo de controle, também prepara-se para uma reforma do maior alto-forno de sua usina em Ipatinga (MG), o de número 3, tarefa que deve precisar de 110 dias para ser executada a partir de abril de 2023.

O projeto para a usina já começou a ser analisado, uma vez que a vida útil do equipamento de 2,5 milhões de toneladas de capacidade anual, vai até 2024. A reforma e modernização também deve levar meses para ser concluída, disseram as fontes. O plano é refazer o isolamento térmico do alto-forno e atualizar a tecnologia auxiliar.

A usina da Ternium no Rio de Janeiro possui dois altos-fornos, cada um com capacidade para 2,5 milhões de toneladas anuais de aço.

Atualmente, segundo as fontes, a Ternium está produzindo na unidade fluminense cerca de 4,5 milhões toneladas anuais, com boa parte dessa produção sendo exportada.

Oficialmente a empresa afirmou que a operação dos altos-fornos segue conforme planejado. “O investimento previsto para a reforma do equipamento está previsto para ocorrer a partir de 2025”.

 

Por Reuters

 

Voltar