II Fórum de Inovação e Sustentabilidade acontece nesta quinta (09) em Salvador

Raul Jungmann e Eder Martins - Foto: Divulgação.

Promovido pela CBPM, evento terá a participação do presidente do Ibram, Raul Jungmann e do pesquisador da Embrapa, Dr. Eder Martins.

Discutir ações de sustentabilidade alinhadas à inovação é importante nos dias atuais principalmente no setor mineral. É com esse intuito, que a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realizará no dia 09 de junho (quinta-feira), o II Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Mineração, a partir das 09h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), situado no Stiep, em Salvador.

Entre os nomes, que já confirmaram presença, está o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann. Com extensa carreira profissional no setor público e privado, o novo diretor-presidente do Ibram participará da discussão da atual situação da mineração brasileira e baiana, seus resultados e desafios, e também os planos e perspectivas do setor para os próximos anos.

Além disso, serão discutidos assuntos referentes ao reaproveitamento de resíduos de minérios, visando o cuidado com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para tratar deste assunto o Fórum contará com a palestra do pesquisador da Embrapa, Dr. Eder Martins, doutor em Geologia que irá palestrar sobre o potencial de aproveitamento de resíduos de mineração na agricultura.

“O Brasil é um país agrícola e dependente da importação de fontes NPK para realizar esta atividade. Fontes regionais podem aumentar a eficiência de uso de nutrientes e substituir parcialmente estas commodities fertilizantes. As fontes regionais podem vir, em parte, de resíduos de mineração, desde que sejam agronomicamente eficientes e seguros do ponto de vista da presença de metais pesados, explica Martins.

Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, eventos como esse são necessários para o desenvolvimento da mineração. “Falar de mineração e discutir uma utilização sustentável e rentável para os rejeitos da produção mineral é importante para o crescimento sustentável do setor. E é isso que buscamos com esse evento, colocar este assunto em pauta e buscar soluções eficazes”, pontua Tramm.

Além disso, ele ressalta, que o aproveitamento de resíduos/rejeitos da mineração deverá resultar na criação de pequenas e médias empresas que, em conjunto ou isoladamente, aproveitarão a matéria-prima das mineradoras, o que deverá possibilitar a continuidade de uma cadeia produtiva para a mineração, com produtos a serem formatados para atender a área agrícola, a de construção ou a química.

Palestrantes

Raul JungmannAtual diretor-presidente do Ibram, Jugmann tem extensa carreira profissional no setor privado e público. É cofundador e presidente executivo da iniciativa não governamental IREE Defesa & Segurança. Assumiu a titularidade de Secretarias e Ministérios de Estado (Política Fundiária. Desenvolvimento Agrário, Defesa e Segurança Pública). Presidiu conselhos de administração – entre outros – em grandes companhias, como Banco do Brasil e Porto de Suape, tendo, também, presidido o Ibama e o Incra. Também cumpriu três mandatos políticos como deputado federal entre os anos de 2003 e 2019.

Eder MartinsÉ pesquisador da Embrapa Cerrados, desde 1997, é professor e orientador de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais na UnB. Trabalha nos campos de pesquisa sobre Fisiologia da Paisagem, Agrominerais Regionais e Zoneamento Agrogeológico. Publicou mais de 150 artigos completos em periódicos científicos, organizou três livros e participou em 25 capítulos de livro. Participou na organização de eventos na área de solos e nas quatro edições do Congresso Brasileiro de Rochagem, em 1999, 2013, 2016 e 2021. Coordenou cinco projetos sobre caracterização de agrominerais silicáticos, desde 1999. Orientou 10 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado.

Serviço:

II Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Mineração
Data:
09 de junho (quinta-feira) às 9h
Local: Auditório da FIEB (Stiep, Salvador-BA)
Mais informações:  www.cbpm.ba.gov.br

 

Voltar