Evento promovido pela ABPM debaterá boas práticas na produção, refino e comercialização do ouro no país.

O Simpósio do Ouro e a Feira de Mineração da Amazônia que acontece em Belém na próxima semana – 23 a 25 de agosto –, vai reunir empresas, governos e especialistas para debaterem boas práticas na produção, refino e comercialização do ouro no país.

Abertura do evento contará com a presença de especialista, autoridades e representantes das principais empresas que atuam no seguimento de metais preciosos no Brasil. A Dra. Nicole Adshead, especialista canadense, fará a palestra magna sobre os desafios das médias e pequenas mineração. Em seguida será inaugurada a Feira de Mineração da Amazônia.

A programação no dia 24/08, começa com painel sobre Produção Responsável de Ouro. Em seguida, Desafios de Financiamento da Mineração no Brasil; Aspectos Regulatórios da Mineração de Ouro; e finaliza trazendo ao debate a importância do Meio Ambiente e Relação com Comunidades.

Já no dia 25/08, o encontro terá painel dedicado às principais províncias e a geologia do ouro no Brasil, representantes do Serviço Geológico da Brasil, USP e UFMG irão apresentar as principais regiões com potencial para descoberta de depósitos de ouro no Brasil. Na sequência serão abordados os empreendimentos relevantes de ouro, projetos avançados de exploração de metais preciosos no país.

O Simpósio termina com mesa redonda que vai discutir os desafios regulatórios para uma mineração sustentável, com objetivo de demonstrar que o país tem atividade mineradora industrial que atua de maneira legal e sofre com a concorrência desleal dos garimpos ilegais que agride o meio ambiente, sonega impostos e mão de obra precária.

Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e mineração (ABPM), o Simpósio do Ouro – Brasil 2022 e a Feira da Mineração da Amazônia, contam com o apoio de diversas instituições de governo, entidades setoriais e empresas que atuam no setor mineral.

Serviço

Simpósio do Ouro e a Feira de Mineração da Amazônia
Local: Estação das Docas – Pavilhão A
Data: 23/08/2022
Hora: 17h – Abertura Simpósio.

Confira a programação (clique aqui).

 

Voltar