Santa Fé avança em projeto de minério de alto teor na Bahia

Áreas de testes da Santa Fé Mineração - Crédito: Divulgação.

A médio prazo, a capacidade de produção de minério de ferro pode atingir 10 milhões de toneladas, com uma reserva estimada em 1 bilhão de toneladas.

A Santa Fé Mineração está avançando na consolidação dos principais fundamentos para a implantação da primeira etapa de produção de uma planta de pellet feed de alto teor, com 65% de ferro, no sudoeste da Bahia. A primeira planta, assim como as demais, dentro do plano expansão, terá uma capacidade nominal instalada de 1 milhão de toneladas por ano.

A médio prazo, a capacidade de produção da Santa Fé poderá atingir 10 milhões de toneladas/ano, tendo em vista que a reserva é estimada em 1 bilhão de toneladas.

Os recursos minerais da Santa Fé, já aprovados pela ANM, correspondem a 399 milhões de toneladas, recursos esses que serão suficientes para uma produção de longo prazo de pellet feed de alto teor.

A primeira planta será instalada em uma área da Santa Fé adjacente à ferrovia FIOL, que receberá o minério para processamento proveniente de duas jazidas próximas da futura planta de processamento, há aproximadamente 600 metros de distância.

Segundo a empresa, a decisão da Santa Fé para a implantação da primeira etapa de produção deve-se aos excelentes resultados dos testes, em escala piloto, realizados pelo Cetem ao longo de 2021/2022. Foi utilizado um processo de separação magnética a seco e a úmido, com pouca água, baixo consumo de energia no processamento e sem necessidade de barragens de rejeitos.

 

Voltar