Mão de obra já está mobilizada para dar início às atividades de montagem do forno, segundo a mineradora.

A Horizonte Minerals – empresa de níquel com atuação no Pará – anunciou a contratação das empresas MIP Engenharia e Milplan Engenharia, construtoras com atuação em montagens industriais, para os serviços de instalação eletromecânica em seu Projeto Araguaia de níquel, no município de Conceição do Araguaia, sudeste paraense.

“Após um processo de licitação competitivo que envolveu as principais empresas de construção industrial atuantes no setor de mineração, a MIP e a Milplan foram selecionadas. As empresas tem um forte histórico e, principalmente, experiência anterior em forno elétrico rotativo (‘RKEF’) na mina Onça Puma da Vale, de ferroníquel, com fluxo de processamento semelhante ao Araguaia, e vários outros grandes projetos de mineração na região de Carajás”, afirmou a mineradora em nota.

Para Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, “é um prazer receber a Milplan Engenharia e MIP Engenharia, ambos parceiros de classe mundial, na equipe para a construção do Araguaia e esperamos estabelecer um relacionamento de longo prazo. As empresas tem históricos comprovados de entregas bem sucedidas de grandes projetos no Brasil e em todo o setor de mineração”.

“Este é mais um passo importante na construção do Projeto Araguaia, que permanece com a previsão de produção do primeiro níquel no primeiro trimestre de 2024. Com a adjudicação de cada novo contrato, damos mais um passo em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos líder global na produção de níquel primário”, finaliza Martin.

Projeto Araguaia

A Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022. A previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 toneladas por ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume, segundo a mineradora.

No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de US$ 633 milhões para implantar o Projeto Araguaia. O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos.

No mês passado, o Projeto Araguaia foi aprovado como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo governo federal. A classificação eleva o projeto como de relevância e estratégico para o Brasil, garantindo uma prioridade pelos vários órgãos governamentais envolvidos na construção e operação da mina, por meio do apoio de um comitê interministerial.

Voltar