Publicação bienal do Women in Mining do Reino Unido destaca mulheres que contribuem significativamente para a mineração global.

A edição de 2022 do “100 Global Inspirational Women in Mining” (100 Mulheres Inspiradoras na Mineração Global – WIM100) do Women in Mining UK (Reino Unido), uma publicação bienal que destaca a riqueza do talento feminino na indústria global de mineração, celebrou as contribuições “acima e além” das mulheres para o setor.

Os critérios de julgamento incluem ser pioneira e fazer mudanças positivas e impactantes para que a indústria possa operar de forma mais segura, sustentável e inclusiva; ter o compromisso de defender e capacitar aqueles que trabalham na indústria de mineração; e ser perseverante diante de adversidades.

O Brasil foi representado com cinco indicações homenageadas na edição do Reino Unido, foram elas: Angela Vasconcelos (vice-presidente Financeiro e Administrativo da Equinox Gold, Brasil), Maria de Lourdes Bahia (vice-presidente de Mineração e Metalurgia SNC-Lavalin Brasil), Patrícia Procópio (diretora de Planejamento, Inovação e ESG, América Latina, da Hexagon Divisão de Mineração), Jamile Cruz (fundadora e CEO da I&D 101) e Rafaela Baldi Fernandes Henningsen (diretora de Engenharia Geotécnica do Instituto Brasil).

Elas foram selecionadas entre 915 indicações para 491 mulheres de 61 países.
Duas das indicações fazem parte da diretoria do WIM Brasil, a presidente Patrícia Procópio e a diretora Jamile Cruz.

Segundo Nathália Gomide, diretora da Women In Mining Brasil “É ótimo ter brasileiras incríveis premiadas na edição de 2022 do ‘100 Global Inspirational Women in Mining’. Essas mulheres inspiradoras estão promovendo uma indústria de mineração melhor não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo. Esperamos que essas mulheres possam inspirar outras brasileiras em suas carreiras e que, juntas, possamos transformar a Indústria da Mineração.”

Dra. Stacy Hope, diretora administrativa da Women in Mining UK, também parabenizou as brasileiras indicadas. “Parabéns às WIM100s do Brasil. Elas estão sendo celebradas por causa de seu compromisso de tornar a mineração uma indústria mais forte, segura e sustentável para todos. Estamos incrivelmente inspirados por suas ações e ansiosos para seguir suas iniciativas à medida que se desenvolvem e crescem”, disse.

Maria de Lourdes Bahia, vice-presidente de Mineração e Metalurgia da SNC-Lavalin, Brasil, destacou a responsabilidade e a importância da contribuição feminina para o setor. “Ser selecionada no WIM100 é uma grande honra e traz consigo uma responsabilidade ainda maior como líder no segmento de mineração”, disse a executiva. “Enquanto continuamos quebrando paradigmas em uma indústria historicamente dominada por homens, estou empenhada em defender as mulheres e empoderá-las para garantir que todas se sintam ouvidas, bem-vindas e respeitadas.”

Veja a edição de 2022 completa do WIM100 (clique aqui).

As 100 Mulheres Inspiradoras Mineração Global

Lançada pela Women in Mining UK em 2013, a publicação bienal “100 Global Inspirational Women in Mining” (WIM100), agora em sua quinta edição, destaca a incrível diversidade de talentos na mineração e celebra mulheres inspiradoras e suas histórias.

WIM UK recebeu 915 indicações para 491 mulheres na mineração de 61 países. As que constam no livro foram selecionadas por suas ações inspiradoras. Isso inclui ser pioneira e fazer mudanças positivas e impactantes para que a indústria opere de forma mais segura, sustentável e inclusiva; ter o compromisso de defender e capacitar aqueles que trabalham na indústria de mineração e além; e ser perseverante diante de adversidades.

Voltar