Demonstração do primeiro protótipo de caminhão elétrico a bateria é seguido de anúncio de investimento em campo de testes sustentável.
A Caterpillar Inc., fabricante mundial de máquinas e equipamentos, realizou uma apresentação de seu primeiro caminhão de mineração Cat 793 elétrico a bateria de grande porte. O desenvolvimento do protótipo foi concluído com o apoio dos principais clientes de mineração, a BHP, Freeport-McMoRan, Newmont Corporation, Rio Tinto e Teck Resources Limited, que participam do programa Early Learner da Caterpillar.
“Nossa equipe global desenvolveu este caminhão a bateria em um ritmo acelerado para ajudar nossos clientes a cumprir seus compromissos de sustentabilidade”, diz a presidente do grupo responsável pelo segmento de Indústrias de Recursos, Denise Johnson. “Esta demonstração é um marco significativo e estamos entusiasmados para esses caminhões começarem a operar nas minas dos clientes em todo o mundo em um futuro bem próximo”, comenta Johnson.
O programa Early Learner lançado em 2021 se concentra em acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos a bateria da Caterpillar nas minas dos clientes participantes. Também busca dar suporte aos compromissos que cada cliente participante do Early Learner assumiu para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações.
Um dos principais objetivos do programa é que a Caterpillar colabore mais estreitamente com seus clientes à medida que o setor passa por mudanças transformacionais durante a transição energética.
Os clientes Early Learner se reuniram para assistir à demonstração ao vivo do protótipo de caminhão elétrico a bateria da Caterpillar em um percurso de sete quilômetros no campo de provas da companhia no Arizona, Estados Undos.
Apresentação
Durante a apresentação, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, reunindo 110.000 pontos de dados por segundo, para validar os recursos de simulação e modelagem de engenharia.
Totalmente carregado em sua capacidade nominal, o caminhão atingiu uma velocidade máxima de 60 km/h. Carregado, viajou um quilômetro subindo uma inclinação de 10% a 12 km/h.
O equipamento também executou uma corrida de um quilômetro em um declive de 10%, capturando a energia que normalmente seria perdida no calor e regenerando essa energia para a bateria. Ao completar o trajeto, o caminhão manteve a energia das baterias suficiente para realizar ciclos completos adicionais.
Mina do Futuro
O protótipo do caminhão foi construído no Tucson Proving Ground da Caterpillar, o campo de provas localizado em Green Valley, no Arizona. Em apoio à transição energética, a Caterpillar anunciou que está fazendo investimentos significativos para transformar seu campo de testes em um “local de mina do futuro” funcional e sustentável, instalando e utilizando uma variedade de fontes de energia renováveis.
O objetivo é implementar as mesmas soluções sustentáveis que as empresas de mineração usarão em suas próprias operações para aprender em primeira mão o que é necessário para administrar uma mina eletrificada e oferecer suporte eficaz aos clientes durante as mudanças.
“A transformação do Tucson Proving Ground permite à Caterpillar demonstrar nossos compromissos de transição de energia e sermos um consultor confiável para os clientes enquanto navegamos juntos pelas mudanças. Sabemos que será necessária uma solução integrada no local para que os mineradores atinjam suas metas de redução de carbono e estamos aqui para ajudá-los a redefinir a maneira como vão minerar nas próximas gerações”, enfatizou Denise Johnson.
Como parte da transformação do local, a empresa dotará seu campo de provas com os mais recentes avanços em tecnologia de sustentabilidade, incluindo produção de hidrogênio verde, gás natural e geração de energia de motor alternativo movido 100% a hidrogênio, geração de energia por célula de combustível e sistemas de armazenamento de energia expandidos.
Segundo a Caterpillar, o local também receberá uma variedade de fontes de energia renováveis, incluindo eólica, solar e hidrogênio, capazes de alimentar a instalação e seus produtos à medida que se tornam eletrificados. A transformação do campo de provas também servirá como plataforma de aprendizado para otimizar a integração de carregamento e gerenciamento de energia.