Exportações minerais do grupo cresceram 66% em relação a 2021, com destinos na Europa, Ásia e América do Norte.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos especializado em mineração, de origem britânica, encerrou 2022 com aproximadamente 200 mil toneladas de commodities minerais (cobre e níquel) exportadas para Europa, Canadá e China, através dos seus ativos Atlantic Nickel e Mineração Vale Verde. O volume é 66% superior ao embarcado no ano anterior, quando exportou quase 120 mil toneladas.

Com carga de 9.402 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, a Atlantic Nickel, única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou seu décimo segundo embarque de 2022, no fim de dezembro. O navio seguiu do Porto de Ilhéus (BA) para o porto de Maceió, de onde partiu para Finlândia. Os embarques de 2022 tiveram como destino Canadá, na América do Norte, Finlândia, na Europa, e China, na Ásia. No total, o ativo exportou mais de 116 mil toneladas de concentrado de níquel, sendo aproximadamente 15.670 toneladas de níquel contido.

Já a Mineração Vale Verde (MVV) realizou seu oitavo embarque de 2022 na última semana de dezembro, com 11.086 toneladas de concentrado de cobre, sendo 2.561 toneladas de cobre contido, produzido na mina Serrote em Alagoas. Ao longo do ano, a MVV encaminhou para China, Polônia e Finlândia mais de 82 mil toneladas de concentrado de cobre, sendo 18.973 de cobre contido.

Com quase 4 anos de atuação no mercado brasileiro, o fundo de investimentos comemora os resultados. “Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos ao longo de 2022. Por meio do nosso modelo de mineração inteligente, conseguimos aumentar a produção de forma segura e responsável. Os números demonstram nossa trajetória de crescimento. Com isso, certamente teremos em 2023 mais destaque no mercado internacional”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.

Para este ano, com o aumento da produção nos dois ativos, a expectativa da Appian Capital Brazil é aumentar as exportações em 8%.

Voltar