Mais eficientes e sustentáveis, caminhões elétricos aceleram a redução das emissões de gases do efeito estufa na atividade mineradora.

Gigantes e sustentáveis, os caminhões elétricos pavimentam um novo tempo na mineração. Diferentemente dos veículos a diesel, eles não emitem poluentes, contribuindo em longo prazo para o controle do aquecimento global. Diante dos recentes reajustes dos combustíveis, surgem ainda como solução para reduzir gastos operacionais. De carregamento ágil, facilitam a logística de transportes nas minas, diminuindo as chances de paralisações. Mais eficazes, transformam energia cinética em eletricidade, aumentando a eficiência energética.

Frente aos benefícios da nova tecnologia, mineradoras e siderúrgicas em todo o mundo têm firmado acordos com montadoras para substituir suas frotas a diesel por veículos elétricos. No Brasil, a Vale e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) implementaram as primeiras unidades a eletricidade em Minas Gerais, reforçando seu compromisso em reduzir as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) ao longo dos próximos anos.

Confira a reportagem completa, publicada em nossa edição e-Digital (acesse):
Edição 44 | e-Digital | Janeiro e Fevereiro de 2023.