Consórcio TCR-10 será o responsável por executar, em um prazo de 36 meses, a construção do Lote 1F ao custo de R$ 1,1 bilhão.
A Bamin Ferrovia anunciou, nesta terça-feira (04/04), em Salvador, o nome do consórcio que irá executar as obras do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) – Trecho 1. A ordem de serviço para o início das obras do trecho de 127 quilômetros, que passa pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara, deverá ser assinada dentro de 15 dias.
As obras receberão investimentos de R$ 1,1 bilhão e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10.
O consórcio será responsável pela realização do serviço de construção e obras, infraestrutura e superestrutura ferroviárias, sob um prazo de 36 meses. Neste período, a previsão é de que sejam gerados cerca de 1.200 postos de trabalho, com contratações graduais, à medida em que as obras avancem nos municípios que compõem o Lote 1F.
“Desde que assinamos o contrato de concessão da Fiol 1, em setembro de 2021, viemos trabalhando com toda dedicação para que pudéssemos estar aqui hoje celebrando essa importante parceria, que será responsável por concluir o primeiro trecho de obras em um dos mais importantes projetos de logística do Brasil. Juntos, Bamin, ERG e o Governo do Estado, temos construído uma relação sólida com um objetivo em comum, que é levar oportunidades e desenvolvimento para a Bahia”, destacou Benedikt Sobotka, CEO Global da ERG, organização responsável pelas atividades da Bamin no Brasil.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus – onde está localizado o Porto Sul -, a Fiol I terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 20 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir de 2027, segundo a Bamin.
A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A Bamin utilizará 40% desse potencial, para o transporte do minério de ferro produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos.
“Nos próximos anos, dedicaremos todos os esforços em segurança e sustentabilidade para executar as obras deste projeto tão fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia e do Brasil. Com o novo passo que demos hoje, esperamos que, em 60 dias, já tenhamos centenas de pessoas em campo trabalhando”, apontou Erik Gaustad, presidente da Bamin Américas.
![Solenidade no Centro Administrativo da Bahia](https://revistamineracao.com.br/wp-content/uploads/2023/04/05042023-Bamin-Fiol-consorcio-lote.jpg)
“A Bahia tem um potencial mineral imenso e esse é um grande começo. A Fiol trará ao estado mais competitividade e expansão para os negócios e posicionará a Bahia de forma estratégica no país”, complementa Eduardo Ledsham, CEO da Bamin.
A cerimônia de anúncio do consórcio foi realizada no Centro Administrativo da Bahia, com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior. “Tenho certeza que a materialização desse ato hoje é importante para nossa história. Um projeto que move a vida dos baianos e a nossa economia”, celebrou Geraldo Júnior.
“Hoje é um dia memorável não só para o estado da Bahia, mas para todos nós da Bamin. Estamos vivendo esse momento com imensa satisfação. O coração de todos nós está cheio de alegria”, compartilhou Sérgio Leite, CEO da Bamin Ferrovia.
Projetos
A Bamin também é responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, um terminal de águas profundas, que poderá receber, na costa de Ilhéus, navios com capacidade de até 250 mil toneladas e é projetado para movimentar até 42 milhões de toneladas anuais.
A mineradora utilizará 60% da capacidade operacional do terminal marítimo, disponibilizando 40% para outras cargas, como do agronegócio e de outras mineradoras.
Segundo a empresa, quando ferrovia e porto estiverem concluídos, em 2027, esse corredor irá representar um novo vetor de desenvolvimento econômico para diversos setores produtivos.
“Com a construção do corredor logístico Ferrovia-PortoSul, o estado da Bahia ocupará uma nova e importante dimensão na economia nacional, com a geração de riquezas, distribuição de renda e a elevação da qualidade de vida de sua população, criando oportunidades para os produtores regionais e potencializando as cadeias produtivas do agronegócio e da mineração instaladas ao longo do caminho”, declarou a empresa em nota.
Concessão
O contrato da Bamin Ferrovia para a construção dos 537 quilômetros de extensão da Fiol I, foi assinado em setembro de 2021 com o Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal.
A subconcessão da Bamin Ferrovia tem a duração de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação. Ferrovia de Integração Oeste-Lest foi planejada, nacionalmente, em três etapas.
A Bamin Ferrovia arrematou o Trecho 1, entre Caetité e Ilhéus, durante leilão realizado no mês de abril de 2021. Os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal.