Antiga área de mineração com 260 mil m², em Nova Lima (MG), será revitalizada com espaços culturais, habitacionais e de comércio.
O projeto Nova Vila, promovido pela AngloGold Ashanti e construtora Concreto, com apoio da Prefeitura de Nova Lima, passou a compor o portfólio de projetos da Invest Minas, Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais. A entrada foi oficializada por meio de protocolo de intenções assinado entre o Governo de Minas Gerais, a AngloGold Ashanti e a Concreto.
O vice-governador Professor Mateus participou da solenidade de celebração do protocolo, realizada na tarde desta terça-feira (05/09), no Centro de Memória da AngloGold Ashanti, em Nova Lima. Na ocasião, as autoridades presentes fizeram uma visita à antiga área industrial da mineradora, espaço que vai se transformar no Nova Vila, no Centro da cidade.
O projeto, estimado em R$ 300 milhões, conta com centros culturais, espaços de convivência, áreas verdes, comércio, serviços, moradias, entre outros, construídos em uma área anteriormente dedicada à mineração. Haverá ainda espaço para a prática de esportes ao ar livre, atividades de educação e economia criativa e também voltadas para a inovação na indústria.
O local conta com mais de 260 mil m² e compreende o fechamento das antigas Mina Velha e Mina Grande, ativas entre 1834 e 2003. Do espaço total, 25% são destinados a corredores ecológicos e áreas de preservação da Mata Atlântica.
Durante a solenidade, o vice-governador destacou o potencial do empreendimento para a transformação da vida das pessoas que vivem em Nova Lima e região. “O compromisso da empresa com a construção do Nova Vila é de geração de cerca de 350 empregos temporários diretos e outros 600 indiretos. Além disso, para os três primeiros anos de operação, a expectativa é que mais de 260 postos de trabalho sejam criados permanentemente”, lista.
Preservação do patrimônio
“O Nova Vila prevê a revitalização de mais de 19,6 mil m² de estruturas históricas. Também conjuga a valorização do patrimônio, preservação ambiental e a inovação, com construções criadas para respeitar a história local, e com inspiração no conceito de Museu de Território”, destaca a AngloGold Ashanti.
Atualmente, o projeto está em processo de licenciamento junto aos órgãos de patrimônio e ambientais e tem sido amplamente apresentado a representantes da sociedade civil, comunidades, associações e instituições.
Na avaliação do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, Othon Maia, o Nova Vila é uma iniciativa da empresa para a construção de um legado sustentável e efetivo para a comunidade de Nova Lima.
“O Nova Vila representa um exemplo único de fechamento de mina com geração de valores sustentáveis em Minas Gerais e no Brasil. Ao mesmo tempo em que permite um novo uso a uma área industrial desativada, oferece lazer, promove o resgate e preservação da memória, valoriza a cultura, e favorece o desenvolvimento socioeconômico”, afirma Othon.
Mobilidade urbana
De acordo com a mineradora, entre os diferenciais do projeto, estão também o baixo impacto ambiental e a construção de uma nova via de 2 km de extensão e de uma ciclovia que irá melhorar a mobilidade urbana na área central de Nova Lima.
A partir do Nova Vila, passará a haver duas alternativas de escoamento da parte baixa da cidade para chegar ao Centro.
“Sabemos da importância que essa área tem para Nova Lima, e por isso apostamos em um projeto que preserve o patrimônio histórico ali localizado, ao mesmo tempo em que ofereça uma solução de mobilidade para o trânsito da área central, e ainda seja uma área de comércio, serviços e usufruto da população. É um projeto desafiador, mas cuidaremos de todos os detalhes para que esse seja um grande ganho para o município”, destaca o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez.
“O grande legado deste projeto será a integração desta área, de altíssimo valor histórico para a comunidade novalimense, realizando um resgate da memória e ressignificando seu uso para catalisar ainda mais o desenvolvimento da cidade”, explica o diretor da Concreto, Miguel Safar Filho.