Grandes projetos e empreendimentos minerais serão debatidos com o compartilhamento de estudos e experiências profissionais.

A Bahia é um dos grandes destaques do setor mineral do Brasil e, para debater este segmento que cresce a cada dia no Estado, nos dias 25, 26 e 27 de setembro será realizada a 5ª edição do Seminário de Mineração da Bahia (Semba), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

O Semba tem como objetivo criar um fórum para exposição e discussão sobre a mineração no Estado da Bahia, com foco em grandes projetos e empreendimentos, através da exposição de estudos e experiências adquiridas na implantação e gestão de empreendimentos mineroindustriais.

Com isso, será possível contribuir para aprimorar a visão da sociedade sobre a produção mineral nas regiões onde são desenvolvidas essas atividades, bem como permitir o intercâmbio de informações tecnológicas e valores éticos.

“Este ano a EroBrasil Caraíba tem a honra de ser a anfitriã deste super evento que é muito importante para a Bahia e para o desenvolvimento socioeconômico da mineração no Estado”, enfatiza o diretor executivo da EroBrasil Caraíba, Marcos Graciano.

“O Semba23 reunirá as principais mineradoras baianas, bem como as grandes fornecedoras de produtos e serviços. Nosso objetivo é mostrar o que a mineração baiana tem de diferencial e quais as principais ações ESG desenvolvidas por aqui. Estamos animados”, pontua Rafael Cerqueira, vice-presidente do evento e organizador.

O Semba23 é destinado a estudantes e profissionais que atuam na área de mineração, e abordará pontos importantes para as operações nas empresas e as principais tendências em ESG na mineração baiana, além de ações e tecnologias para uma mineração mais sustentável e inclusiva.

Na pauta ESG, o evento contará com a realização do Fórum Mulheres na Operação X Lei, que promoverá um debate sobre os desafios e avanços das mulheres na operação à luz da legislação.

E para abordar este assunto estarão presentes a diretora jurídica da Pan American, Carolina Sampaio; a gerente jurídica corporativa da EroBrasil, Alice Borges; e a diretora de ESG da Bamin, Rosane Santos.

Outro destaque no evento é o Fórum de Líderes. O encontro reunirá diretores de empresas para debater pautas importantes para o avanço do setor no Estado.

Integrarão o Fórum, o diretor de Pessoas e ESG do Grupo Appian Brazil, Diogo Oliveira, o diretor-geral da Pan American Silver, Edvaldo Amaral, o diretor de Mineração da Ferbasa, Eriberto Leite e o diretor-executivo de Operações da EroBrasil Caraíba, Marcos Graciano.

Atividades pré-seminário

Duas outras atividades completam o evento. No sábado (23), será realizada uma visita técnica às instalações da EroBrasil e no domingo (24), acontecerá a 11ª edição do Encontro dos Engenheiros e Engenheiras de Minas.

O Semba 2023 conta com patrocínio da EroBrasil Caraíba, Pan American Silver, Atlantic Nickel, Metso, Sotreq, Tumi, Sandvik, Maccaferri, Gotemburgo, Master Drilling, Howden, Castolin Euteclic, Equinox Gold, Ferbasa, Bamin, RHI Magnesita, Suport Mining, Enaex Brasil, Brugg Geobrugg e Largo.

Serviço

Evento: 5º Seminário de Mineração da Bahia (Semba)
Data: 25 a 27 de setembro de 2023, a partir das 8h
Local: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Mais informações pelo site (clique aqui).

Confira a programação completa do evento (clique aqui).

Voltar