Além de produzir, complexo conta com bateria em grande escala para armazenar energia da operação de níquel da mineradora.
Um novo parque solar em Northern Goldfields, na Austrália, entrou em operação graças a uma colaboração entre a BHP, maior mineradora do mundo, e o fornecedor de energia renovável TransAlta. O complexo é um dos maiores sistemas de armazenamento de energia solar e de bateria de mineração off-grid do mundo e possui cerca de 70 mil painéis solares em 90 hectares de terra.
O projeto inclui um parque solar de 27,4 MW em Mt Keith, e um parque solar de 10,7 MW e uma bateria de 10,1 MW em Leinster, que está integrado na rede elétrica remota Northern Goldfields, da TransAlta.
A iniciativa, que substituirá a energia atualmente gerada a partir de diesel e gás, reduzirá as emissões de âmbito 2 da BHP em sua operação de níquel em 12%. Isto representa uma redução estimada de 54 mil toneladas de CO2, o equivalente a retirar 23 mil carros com motor de combustão das estradas todos os anos.
“As energias renováveis estão alimentando cada vez mais as operações da BHP em todo o mundo e este projeto – o primeiro que construímos em uma de nossas instalações – é mais um passo em direção aos nossos planos para reduzir nossas emissões operacionais de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até o ano fiscal de 2030, em relação aos níveis do ano fiscal de 2020”, disse a presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery.
“O níquel é muito procurado para baterias e veículos elétricos, e esse progresso faz parte do nosso compromisso de fornecer produtos mais sustentáveis e com baixo teor de carbono aos nossos clientes”, destaca o executivo.
O presidente e CEO da TransAlta, John Kousinioris, disse que “esta instalação representa uma novidade para ambas as empresas – é o primeiro projeto renovável local e em grande escala da BHP em todo o mundo, e é a primeira instalação de energia renovável da TransAlta na Austrália. É também a primeira vez que combinamos armazenamento solar e de bateria para oferecer uma solução híbrida”, disse ele.
A construção da instalação foi iniciada em 2022, criando mais de 100 empregos diretos e indiretos nas regiões de Goldfields e Perth, e apoiará o emprego contínuo durante as operações.