Appian Capital Brazil expande qualificação de professores para o interior da Bahia

Foto: Appian Capital Brazil

Programa STEM capacita educadores da rede municipal e impacta mais de 2.300 alunos do Ensino Fundamental da Bahia e Alagoas.

Apoiar a transformação social, educacional e o desenvolvimento das comunidades do entorno das regiões onde atua. Com este objetivo, a Appian Capital Brazil, fundo de investimento especializado em mineração, avança com mais uma edição do Programa STEM.

Promovida em parceria com o Instituição Educando, a ação é realizada em escolas em Ipiaú e Itagibá, no Sul da Bahia, área de atuação da Atlantic Nickel, ativo do Grupo produtor de níquel sulfetado, e em Craíbas, agreste alagoano, onde atua a Mineração Vale Verde, ativo do Grupo produtor de cobre.

A parceria teve início no agreste alagoano, nos anos de 2021 e 2022, com a capacitação de 70 professores, beneficiando 300 estudantes de cinco escolas da rede pública de ensino.

Agora, em 2023, o segundo ciclo foi iniciado com a capacitação de mais 26 professores, beneficiando 250 alunos. O primeiro ciclo na Bahia, também iniciado este ano, capacita 50 educadores e impacta positivamente o aprendizado de mais de 1.750 alunos de 10 escolas. Sempre da rede pública de ensino.

A iniciativa oferece acompanhamento e suporte nas áreas de ciências e matemática de forma inovadora, criativa e considerando o contexto local, a professores do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, da rede pública.

Ao todo, com os dois ciclos em Alagoas e o ciclo da Bahia, a parceria entre a Appian Capital Brazil e a STEM Brasil tem como investimento mais de R$ 1,3 milhão e impacta cerca de 2.300 alunos em 20 escolas públicas dos dois estados.

“Iniciamos o Programa STEM em 2021, nas cidades anfitriãs da Mineração Vale Verde, em Alagoas. Deu tão certo que resolvemos levá-lo também para o sul da Bahia, para as comunidades que recebem a Atlantic Nickel. Isso reforça que a Appian acredita no poder transformador da educação e na importância de se criar alternativas e soluções para investimentos em ciência, pesquisa e tecnologia”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil.

Trilha de conhecimento

A Appian Capital Brazil é parceira do Programa STEM nos estados onde atuam seus ativos: Mineração Vale Verde, produtora de cobre em Craíbas, em Alagoas, e Atlantic Nickel, produtora de níquel sulfetado localizada em Itagibá, sul da Bahia.

O projeto STEM Brasil está alinhado com o compromisso da mineradora em trabalhar de forma integrada às comunidades do entorno das operações, investindo na melhoria educacional dos jovens, estimulando o aprimoramento pessoal e profissional.

A iniciativa atua estimulando os estudantes a terem como perspectiva nos seus Projetos de Vida, as carreiras técnicas e científicas – em especial, as meninas –, na expectativa de que em médio prazo possam atuar e colaborar com a resolução da equação ainda presente em nosso país que produz riquezas, mas não a distribui de maneira equilibrada.

A ação conta com a realização de atividades teóricas e práticas experimentais de laboratório, que facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Desta forma, os professores passam a ter ferramentas para tornar o ensino da matemática e das ciências naturais mais interessantes para os alunos.

O STEM contempla visitas nas escolas para diagnóstico e orientação dos professores sobre a aplicação da metodologia, formação presencial e acesso à Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV).

Nesta plataforma online, estão disponíveis recursos de suporte aos profissionais, como: atividades, ferramentas de interação e simuladores, além de ferramentas de apoio para aplicação do programa com estudantes.

No CAV, os educadores também compartilham experiências entre si e podem esclarecer dúvidas com a equipe da instituição.

Voltar