Acordo busca uma produção de aço com emissões quase nulas e a descarbonização da indústria siderúrgica.

O incentivo ao desenvolvimento de alternativas de produção de aço para uma gama mais ampla de minérios de ferro é o principal objetivo de acordo assinado pela BHP com a chinesa HBIS Group, que prevê testes da produção de ferro reduzido direto (DRI, na sigla em inglês) e a utilização de minérios de ferro da BHP em misturas.

Além disso, a parceria prevê o desenvolvimento de um teste separado de estágio 2 de granulação aprimorada visando reduzir as emissões de carbono do alto-forno, aumentando o uso de granulados de carga direta e reduzindo a necessidade de carga aglomerada que requer energia de combustível fóssil.

O mais recente acordo de colaboração expande os fluxos de trabalho estabelecidos no memorando de entendimento de 2021 e aproveitará o investimento de até US$ 15 milhões ao longo de três anos proposto pelas duas companhias no memorando de entendimento anterior.

As empresas anunciaram que pretendem testar a produção de DRI em escala comercial usando minérios de ferro BHP em misturas na recém-comissionada planta da HBIS e depois avaliar o desempenho do DRI nas etapas posteriores da siderurgia. A planta utiliza subprodutos de gás ricos em hidrogênio na siderurgia para converter o minério em um produto de ferro metálico que é posteriormente refinado para produzir aço.

“O Grupo HBIS é um parceiro importante da BHP e um líder do setor na avaliação e demonstração de uma série de caminhos potenciais para reduzir os gases de efeito estufa na produção de aço”, disse Mike Henry, CEO da BHP.

O trabalho da BHP com clientes como o Grupo HBIS, juntamente com as ações próprias, visa acelerar o progresso na redução das emissões de gases de efeito estufa ao longo da cadeia de valor.

“O ferro reduzido direto é um elemento importante no caminho da BHP para a produção de aço com emissões quase nulas e na jornada de descarbonização da indústria siderúrgica. As empresas ainda colaboram no desenvolvimento de fornos elétricos de fundição (ESF), e esperamos que os resultados forneçam caminhos para reduzir as emissões de carbono da produção de aço usando produtos da BHP”, comentou a diretora comercial da BHP, Vandita Pant.

O presidente da HBIS, Yu Yong, destacou que as duas companhias estão alinhadas em seus objetivos de ajudar a desenvolver soluções mais ecológicas e de baixo carbono que possam reduzir as emissões na produção de aço, aproveitando a parceria duradoura e confiável construída ao longo dos anos.

“O acordo assinado hoje é outro marco na sequência da nossa cooperação substantiva em áreas relacionadas à captura, utilização e armazenamento de carbono, e destaca os esforços da HBIS para construir uma cadeia de abastecimento de matérias-primas com baixo teor de carbono. A HBIS espera fortalecer nossa sinergia estratégica abrangente com a BHP no desenvolvimento sustentável do aço nos próximos anos”, apontou o presidente da HBIS.

Voltar