Os Estados Unidos foram o principal destino das rochas naturais brasileiras, absorvendo 54,7% do total das exportações no período.
Depois de atender a demanda reprimida no pós-pandemia, o setor de rochas naturais brasileiro tem mostrado resiliência. Enfrentando um cenário desafiador, as vendas de rochas brasileiras para o exterior registraram faturamento de US$ 1,11 bilhão em 2023.
O resultado representa uma queda de 13,4% nas exportações na comparação com 2022, de acordo com as informações divulgadas pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
Segundo os dados, os Estados Unidos foram o principal destino das rochas naturais brasileiras, absorvendo 54,7% de tudo o que o Brasil enviou. Na sequência aparecem China (15,4%), Itália (7,16%), México (5,11%) e Reino Unido (1,8%).
Entre estados exportadores, o Espírito Santo se manteve na liderança, com 82,24% dos embarques nacionais, seguido por Minas Gerais (10,4%) e Ceará (3,16%).
Apesar da persistência de antigos problemas como obstáculos logísticos, o restabelecimento do segmento como consequência ao boom do pós-pandemia era esperado, segundo o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
“Muitos segmentos econômicos sofreram os impactos da pandemia de forma imediata. No setor de rochas, me arrisco em afirmar que ele está chegando agora. O que nos conforta é que esse efeito veio em forma de restabelecimento do faturamento aos níveis do período pré-Covid.”, explicou.
Para o dirigente, mesmo com a redução do faturamento na comparação com o ano anterior, o desempenho positivo foi mantido, sinalizando a capacidade do setor em superar adversidades.
“Por meio do It’s Natural, temos realizado várias estratégias de expansão de mercados e a busca inovadora de aproximação com os especificadores internacionais de rochas”, afirmou referindo-se ao projeto setorial de promoção das rochas brasileiras no mercado internacional, executado pelo Centrorochas com o apoio da ApexBrasil.
Entre as ações confirmadas para este ano, está prevista a participação brasileira na KBIS 2024, principal evento da América do Norte para design de cozinhas e banheiros, que reunirá mais de 49 mil arquitetos e designers entre os dias 27 e 29 de fevereiro, em Las Vegas. E o Brasil contará com um estande conceitual para promoção de suas pedras no país que mais importou seus materiais em 2023.