Com a unidade integrada, a FIEMG prevê ampliar a capacidade de atendimento do para 1.560 alunos no município, em parceria com a Gerdau.

As obras da nova unidade integrada Sesi/Senai em Ouro Branco foram inauguradas nessa sexta-feira, durante as comemorações dos 300 anos do município mineiro.

A construção tem previsão de conclusão em 2025 e é fruto da parceria com a Gerdau, que atua há 36 anos na produção de aço bruto no município. A empresa está doando o terreno e os perfis em aço para a estrutura metálica da unidade.

A partir das obras, o Sesi  e o Senai passarão a funcionar juntos em uma área de 3.900m², que vai contemplar 13 salas de aula com capacidade de 520 alunos por turno, 700m² de oficina, dois laboratórios de informática, três laboratórios técnicos, uma biblioteca e uma área de convivência de aproximadamente 500m². Além disso, a escola também terá uma unidade do Senai Lab.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e o diretor-presidente da Gerdau, Gustavo Werneck da Cunha, participaram do lançamento da pedra fundamental e foram agraciados com a medalha do município pelo prefeito Hélio Márcio Campos.

A unidade integrada tem o propósito de ampliar a capacidade de atendimento da escola para 1.560 alunos. Atualmente, Ouro Branco conta com uma unidade do Senai com 940 alunos nas modalidades técnico profissionalizante, aprendizagem, qualificação, iniciação e aperfeiçoamento profissional, além de unidade do Sesi, que promove treinamentos de segurança para empresas.

“Para nós, não faz sentido Sesi e Senai sem indústria. E, por isso, a participação da Gerdau nesse projeto vai muito além de doar o terreno ou fazer a doação da estrutura metálica, mas sim de estar engajada com essa escola, cujo propósito é promover as pessoas para que tenham oportunidade de trabalho e possam aplicar seu conhecimento na prática e na transformação de um parque industrial”, afirmou o presidente da FIEMG.

A partir de 2025, a previsão é de que o espaço ofereça cursos nas modalidades técnico e aprendizagem, além de capacitações profissionais customizadas para empresas em diversas áreas, dentre elas: elétrica, mecânica, segurança no trabalho, ferrovia, soldagem, meio ambiente, gestão, qualidade, operação de equipamentos pesados, automação, mineração. Também serão ofertados treinamentos para atendimento a diversas normas regulamentadoras, como a NR10, NR11, NR12, NR15, e NR18.

Para o CEO da Gerdau, a ampliação da unidade integrada é resultado de um trabalho constante que tem um poder transformador na vida das pessoas e vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município.

“A parceria com a FIEMG, nesse projeto grandioso, ou seja, em mais um legado para a cidade, será de extrema importância para o futuro, o desenvolvimento educacional e profissional das crianças e adolescentes da comunidade”, afirmou Gustavo Werneck da Cunha.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental também contou com a presença do prefeito Hélio Márcio Campos.

“Eu vejo aqui um empresário da Gerdau, o presidente da FIEMG, o Poder Público e a universidade, representada pelo reitor da UFSJ em Ouro Branco, e nós precisamos caminhar juntos. Não tenho dúvidas de que se a gente seguir dessa forma, vamos fazer uma cidade melhor, um Estado melhor e um país melhor”, disse o prefeito.

A unidade estará preparada ainda para fornecer a capacitação técnica completa aos profissionais da indústria, tanto teórica quanto prática, contando com ponte rolante, empilhadeira, centro de formação de brigadistas credenciado pelo Corpo de Bombeiros, espaço preparado para trabalho em espaço confinado e trabalho em altura, oficinas de fabricação mecânica, de soldagem, de mineração, de manutenção mecânica, de elétrica predial, elétrica industrial e de instrumentação.

Também participaram da solenidade o ministro do Tribunal de Contas da União, (TCU), Augusto Nardes, o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz, e o subsecretário de Cultura da Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Igor Arci.

Voltar