Nexa reduz operação de Morro Agudo em Paracatu (MG)​

Entre os fatores para a diminuição do escopo estão o alto custo operacional da mina, além da queda acentuada no preço do minério de zinco no mercado internacional.

Operação de zinco da Nexa, em Paracatu (MG). Foto: Divulgação/Nexa.

Com o objetivo de otimizar o portfólio e buscar eficiência operacional de forma contínua por meio da alocação disciplinada de capital, a Nexa Resources anunciou a redução das atividades de lavra e beneficiamento da unidade de Morro Agudo, localizada no município de Paracatu, em Minas Gerais.

​Segundo a empresa, as atividades de calcário vão ser mantidas e outras alternativas à unidade continuarão sendo avaliadas.

Entre os fatores determinantes para a diminuição do escopo estão a proximidade do final da vida útil da mina, a baixa escala e o alto custo operacional da unidade, além da queda acentuada no preço do minério de zinco no mercado internacional nos últimos anos.​

​A Nexa informou ainda que está empenhada em realizar um processo humanizado, com os menores impactos ao negócio e, principalmente, às pessoas. Nesse sentido, a companhia está focada na recolocação de profissionais no mercado de trabalho, seja por meio de transferências para outras unidades da companhia ou empresas do Grupo Votorantim e contratação por outras empresas da região por meio da realização de feiras de vagas.​

Com mais de 65 anos de atuação nos segmentos de mineração e metalurgia, a Nexa tem operações no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e nos Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes.

Desde 2017, as ações da empresa estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York, tendo como acionista majoritário a Votorantim S.A.

Voltar