A edição de abril, da Revista Mineração & Sustentabilidade, traz uma entrevista exclusiva com Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Ela foi nomeada, em 2018, como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining. No ano seguinte ganhou o prêmio “Equilibrista do Ibef-MG”, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da Anglo American, acumulou também, em 2022, o de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.

Ela é Ana Sanches, mineira, de Belo Horizonte, e formada em Economia e em Ciências Contábeis. Com MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics, ela possui uma rica trajetória em gestão: são 27 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios.

Na Anglo American, onde está há 12 anos, Ana Sanches assumiu a Presidência da empresa, em 2023, como a primeira mulher a ocupar o posto. Numa consequência natural, a CEO da Anglo também entrou para a história, em 2024, como a primeira mulher a presidir o Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Por tudo isso, ela está engajada na luta para inserir mais mulheres na mineração, “um universo predominantemente masculino”.

Nesta entrevista exclusiva, Ana Sanches se posiciona de maneira clara sobre diversos temas. Começa falando em união de homens e mulheres para construir uma mineração sustentável. Fala do recente acordo comercial da Anglo American com a Vale e termina assumindo a responsabilidade de atuar, tanto na empresa que dirige quanto no Ibram, para fazer a produção mineral contribuir de forma efetiva para a transição energética.

Pelo que se depreende do conjunto das declarações, Ana Sanches vai seguir fazendo história. Trabalho coletivo, agenda comum pra o setor, aprimoramento de práticas e compromisso com a sustentabilidade são citações que sinalizam sua disposição.

Confira a íntegra da entrevista exclusiva, com a executiva da Anglo American Brasil, publicada em nossa edição impressa (acesse o link):

Edição 51 | Impressa | Março e Abril de 2024