O primeiro trimestre de 2024 (1T24) foi marcado por um aumento de 15% nas vendas de minério de ferro da Vale na comparação com o mesmo período do ano anterior, além de uma melhora consistente nas operações de minério de ferro.

Segundo relatório divulgado pela mineradora, a produção de minério de ferro totalizou 70,8 Mt, o que representou um aumento de 6% se comparado com o primeiro trimestre de 2023. O crescimento é associado ao melhor desempenho operacional no S11D, à continuidade das iniciativas de confiabilidade dos ativos e ao aumento das compras de terceiros.

A Vale informou ainda que a produção de pelotas totalizou 8,5 Mt, aumentando 2% no 1T24 em relação ao 1T23, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed.

No cobre, Salobo 3 atingiu ~90% de taxa média de processamento no trimestre e, no níquel, as operações do Canadá e da Indonésia entregaram um desempenho mais forte na comparação entre os três primeiros meses deste ano e do ano passado.

De acordo com o relatório, a produção de cobre totalizou 81,9 kt, 22% maior que o primeiro trimestre de 2023, impulsionada pela continuação do sólido ramp-up da planta de Salobo 3, bem como pelo melhor desempenho operacional das plantas de Salobo 1 e 2.

Já a produção de níquel totalizou 39,5 kt, o que representou queda de 4% no 1T24 em relação ao 1T23, refletindo principalmente a reforma do forno de Onça Puma, parcialmente compensada pelo melhor desempenho das operações do Canadá e da Indonésia.

Voltar