Os minérios foco de atuação do grupo são commodities essenciais para dar suporte a transição energética em curso, uma grande preocupação mundial | Crédito: Divulgação

A Appian Capital Brazil fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com mais de 72 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, Finlândia e China.

O  fundo de investimento privado especializado em mineração, que atua no mercado brasileiro há cinco anos, é responsável pela gestão dos ativos da Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e da Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre no país.

O CFO da Appian Capital Brazil, Milson Mundim, afirmou que a expectativa é otimista para este ano, mesmo com os desafios atuais do mercado de níquel.

“O primeiro quadrimestre foi marcado por um crescimento no volume de exportação das nossas operações, cerca de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Este fato reflete o contínuo compromisso da Appian com a excelência e a eficiência. Os ativos estão operando com capacidade de produção máxima, sempre de forma segura e integrada ao meio ambiente e às comunidades do entorno. Estamos confiantes de que continuaremos a trilhar esse caminho de sucesso, mantendo nosso foco na inovação e sustentabilidade”, explicou.

O destaque do quadrimestre, segundo informações do fundo de investimento, foi a realizaçã de embarque combinado, mantendo a estratégia adotada em 2023 para transportar a produção de cobre e níquel sulfetado, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete e ampliando a eficiência na operação logística. Assim, a Appian Capital Brazil tem a expectativa de chegar ao fim deste ano com números satisfatórios de economia de carbono na logística das commodities.

Atlantic Nickel (ATN)

Com carga de 39.347 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, a Atlantic Nickel (ATN), realizou quatro embarques no primeiro quadrimestre de 2024.

Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, China e para Finlândia. Em 2023, o ativo exportou mais de 100 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 14 mil toneladas de níquel contido para América do Norte, Europa e Ásia.

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem deixar de lado o propósito de atingir seu potencial máximo de produção.

O níquel sulfetado é matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Mineração Vale Verde (MVV)

Os primeiros embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2024 totalizaram 32.808 toneladas.

Os navios partiram do porto de Maceió com destino à China. No último ano, a Mineração Vale Verde encaminhou mais de 105 mil toneladas, sendo aproximadamente 26 mil toneladas de cobre contido, para Finlândia, Taiwan e China.

Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

Voltar